últimas notícias

Tem início iniciativa de imunização em massa contra covid no Complexo da Maré, no Rio

Medida que faz parte de pesquisa da Fiocruz pretende contemplar 30 mil moradores da região, na faixa de 18 a 33 anos

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Este é o segundo projeto de pesquisa de vacinação em massa na cidade do Rio, o primeiro foi feito no mês de junho em Paquetá - Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Nesta quinta-feira (29), teve início a vacinação em massa contra covid-19 no Complexo da Maré, na zona norte do Rio de Janeiro. A estimativa é de que a vacinação contemple até sábado (31) 30 mil moradores da região, na faixa de 18 a 33 anos, que ainda não haviam sido imunizados, segundo a Prefeitura do Rio. 

A iniciativa é uma parceria entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Redes da Maré e a Prefeitura do Rio de Janeiro e tem o objetivo de analisar o comportamento da doença em uma população imunizada ao longo do tempo. A vacinação será feita com a AstraZeneca.

Este é o segundo projeto de pesquisa de vacinação em massa na cidade do Rio. O primeiro foi feito no mês de junho em Paquetá, com 1,5 mil pessoas foram imunizadas.

O cadastro para a vacinação aconteceu de forma prévia na última semana. Nesta quinta, a iniciativa teve início com o grupo de 25 a 33 anos. Na sexta (30), será a vez dos moradores de 18 a 24 anos. No sábado (31), haverá repescagem para todos com mais de 18 anos.

Ao todo, serão 121 pontos de vacinação no complexo: clínicas da família, centros municipais de saúde, associações de moradores, escolas e na Vila Olímpica da Maré. A ação deve mobilizar 500 voluntários.

Com cerca de 140 mil moradores, o Complexo da Maré é o maior conjunto de favelas do Rio. Desde o início da pandemia foram confirmados 317 mortes e quase 6,8 mil casos de coronavírus na região, segundo dados da prefeitura. Dessa forma, a Maré ocupa o 13º lugar no ranking de bairros com mais casos da doença na capital.

Vacinação retomada

Após interromper o calendário de imunização por idade, a Prefeitura do Rio retomou na última quarta-feira (28) a campanha de vacinação da população em geral. Na última terça-feira (27), a Secretaria Municipal de Saúde recebeu 291 mil doses do imunizante. 

Leia mais: Eduardo Paes volta a defender terceira dose a partir de setembro

Mas o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, admitiu que o calendário sofre o risco de ser novamente interrompido se o Ministério da Saúde não fornecer mais vacinas nos próximos dias. Em entrevista à CNN, Soranz disse que as vacinas podem acabar nos próximos dias, levando a prefeitura a interromper a campanha no próximo sábado (31).

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Mariana Pitasse