Ouça e Assista

Tempero da Notícia: em queda nas pesquisas, Bolsonaro faz novas ameaças contra a democracia

Programa com o jornalista Rodrigo Vianna traz comentários sobre os principais acontecimentos políticos desta semana

Ouça o áudio:

Jornalista desde 1990, Rodrigo Vianna já passou pela Folha de S. Paulo, TV Cultura, Globo e Record - Divulgação BdF
País continua atolado pela pandemia e pelas ameaças de um governo que tenta destruir a democracia

Nesta edição do Programa Tempero da Notícia, produzido pelo Brasil de Fato, o jornalista Rodrigo Vianna destaca que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) falou novamente em "indícios" de que o sistema eleitoral brasileiro seria "fraudulento", durante transmissão ao vivo na quinta-feira (29). Simultaneamente, as falas de Bolsonaro foram rebatidas em rede social pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Na análise de Vianna, em outra frente para tentar se manter no cargo, o presidente consolida o centrão como aliado com a posse de Ciro Nogueira (PP-PI), no Ministério da Casa Civil, o mesmo partido do presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL), homem responsável por colocar ou não em pauta os pedidos de impeachment.   

:: Bolsonaro, o centrão e o impeachment: como fica o jogo com Ciro Nogueira na Casa Civil ::

O programa traz ainda o incêndio na Cinemateca, as dificuldades para encontrar a segunda dose da vacina para covid-19, os rumos das próximas manifestações da Campanha Fora Bolsonaro, em 7 de setembro; e as questões que envolveram o atear fogo na estátua de Borba Gato, na capital paulista, em 24 de julho.

:: Juíza manda prender Galo e esposa por fogo em estátua de Borba Gato; casal tem filha de 3 anos ::

O Cafezinho da semana celebra os medalhistas brasileiros dos Jogos Olímpicos, em Tóquio: Rayssa Leal, Ítalo Ferreira e Rebeca Andrade.

Na Sobremesa, Vianna traz como dica o podcast "Três por Quatro", que estreia, nesta sexta-feira (30), uma produção do Brasil de Fato, que conta com a jurista Carol Proner, a cientista social e doutora em Economia, Juciane Furno, e o ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu. Uma conversa mediada pelo jornalista Igor Felippe, que traz debates sobre a conjuntura nacional e internacional todas as sextas-feiras, às 17 horas. 

:: Novo podcast do Brasil de Fato discute política com José Dirceu, Carol Proner e Juliane Furno ::

Onde ouvir e assistir

O programa vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h30, no Youtube do Brasil de Fato e na TVT, no canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC.

Moradores do estado de São Paulo podem acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários. 

As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no Deezer, Spotify, Google Podcasts, Itunes e Pocket Casts.

Edição: Isa Chedid