Rio Grande do Sul

Opinião

Artigo | 1º de Agosto é Dia de Pachamama

Pachamama ou Mãe Terra é a divindade máxima das regiões andinas da Bolívia, Peru, norte do Chile e noroeste da Argentina

Porto Alegre | BdF RS |
No Dia da Pachamama são realizados pagos para agradecer a Mãe Terra, uma oferenda andina que pede suas bênçãos - Foto: Ayllu Mística Andina

No dia 1º de Agosto, em grande parte da América Latina, os povos se levantam e reverenciam a Vida em toda a sua beleza e harmonia, reconhecendo a Mãe Terra, Pachamama, como origem e fim de tudo o que existe. Essa compreensão ancestral abre espaço para uma resposta à crise climática e humanitária que ameaça a tudo e todos, movendo o vínculo de amor e ativismo pelo planeta.

Este é o Dia da Pachamama, quando abrimos as atenções e corações para agradecer a Ela através de um pago, uma oferenda andina que pede as bênçãos da Mãe da Vida. Este ato extrapola a dimensão religiosa, pois vem no contexto de violência e exploração contra os ecossistemas e os seres de toda natureza e de rompimento com os direitos humanos. Ganha corpo como um levante pela consciência de cuidado com o planeta e os seres, se impondo como um ato político, revolucionário, insurgente e de proposta de uma saída real, que pode ser posta em prática desde já, bastando que para isso despertemos. 

É neste contexto que Nación Pachamama, movimento ecossocialista, floresce e atua.


"Sem equilíbrio ambiental, sem respeito a vida, sem justiça social, não haverá um futuro para a raça humana" / Foto: Ayllu Mística Andina

As sociedades do mundo, imersas numa liturgia que orbita em torno da economia e suas necessidades infinitas de crescimento, e o sistema de geração de riquezas sustentado pela exploração da classe trabalhadora e esgotamento dos chamados “recursos naturais”, mascaram mas não logram esconder o rosto cruel e insensível do nosso modo de produção capitalista.

O capitalismo se mantém pela inconsciência de boa parte de nós, participantes e, em diferentes medidas, cúmplices de uma injustiça que já atingiu o ponto de não-retorno. Isto é, se faz imprescindível alimentarmos no seio dos corações e das mentes esta percepção antiga e tão clara, evidente, de que partilhamos o mesmo destino de toda a vida. Sem equilíbrio ambiental, sem respeito à vida, sem justiça social, não haverá um futuro para a raça humana.

O planeta não consegue mais nos sustentar e a reconexão profunda com este ser generoso e feminino que tudo nos dá, tudo provê, nos é imposta pela situação insustentável em que nos colocamos.

Espiritualidade comprometida com o social

Nesse intuito, o movimento Nación Pachamama, através da sua Escola Mística Andina preparou uma programação presencial e online de celebrações do dia de Pachamama, para contribuir, humilde mas bravamente, para a tomada de consciência de todos os filhos e filhas da Vida para a nossa responsabilidade diante de nossa Mãe.

Para além das práticas devocionais essenciais no despertar de uma relação afetiva que reavive nossa identidade como filhos desta terra, a Nación Pachamama também realiza outras ações diretas que impactam no cotidiano, através das suas Comunidades Espirituais Campesinas e da Prática dos 21 dias. Ações que abrem a percepção comunitária de amor à vida e desintoxicam os excessos individualistas que carregamos, compreendendo que nos dias que vivemos já não é mais possível conceber uma espiritualidade descomprometida com os desafios sociais e ambientais que nos circundam e afetam a todos. 


Através da ONG Pachamama é dado apoio para a autogestão e fortalecimento do povo indígena Qeros nos andes peruanos / Foto: Ayllu Mística Andina

Através da ONG Pachamama, associação sediada em Pelotas com abrangência nacional e internacional, por exemplo, realizamos enfrentamento aos impactos da covid-19 sobre populações vulneráveis; damos apoio para a autogestão e fortalecimento do povo indígena Qeros nos andes peruanos e promovemos atividades como o Ponto de Cultura RS.

Também participamos em políticas públicas de defesa de Pachamama, sendo o caso mais recente o da Lagoa da Conceição, em Florianópolis, com a proposta de uma Ação Civil Pública para o reconhecimento da lagoa como sujeito de direitos, em parceria com o Grupo de Pesquisa Direito Ambiental e Ecologia Política na Sociedade de Risco (GPDA/UFSC) e demais associações. 

Para se somar a este levante dos povos da terra em defesa de Pachamama, basta que abramos nosso coração para sentir esse suave toque que surge quando estamos receptivos a ouvir o clamor da Mãe Terra, para ser ouvida, cuidada, amada.

Astreia Mendizabal é maestra do movimento Mística Andina e ativista da Nación Pachamama, compondo atualmente o conselho gestor da Lagoa da Conceição em Florianópolis.

Kristiano Puma Aguilar é kuraca do Ayllu Mística Andina e vice-presidente da ONG Pachamama. Atua como ativista em diversas frentes de defesa da vida e despertar para a consciência Pachamama.

* Este é um artigo de opinião. A visão dos autores não necessariamente expressa a linha editorial do jornal Brasil de Fato.

Edição: Katia Marko