pandemia

Programa Bem Viver debate riscos de afrouxar medidas de proteção contra covid-19

Brasil encerrou julho com mais mortes pela doença que meses mais críticos do ano passado

Ouça o áudio:

Falta de uma coordenação nacional na campanha de vacinação contra covid-19 atrasa a imunização no país
Falta de uma coordenação nacional na campanha de vacinação contra covid-19 atrasa a imunização no país - Ted Aljibe / AFP
A pandemia não acabou. Temos a nova variante Delta sobre a qual sabemos pouco

Embora o Brasil venha registrando queda nos óbitos por Covid-19 nos últimos dois meses, especialistas reforçam que ainda não é hora de relaxar as medidas de proteção contra a doença, em especial o uso de máscaras e o distanciamento social. O afrouxamento vem sendo propagado nas últimas semanas por autoridades políticas, mesmo o país tendo encerrado julho com mais mortes pela doença do que o observado nos meses mais críticos do ano passado.

Continua após publicidade

“São medidas muito precoces. Temos menos 20% da população completamente imunizada e grande parte das pessoas que voltam a circular não estão com a vacinação completa”, disse a médica emergencista Tainá Vaz, da Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares, ao podcast A Covid-19 na Semana, repercutido na edição de hoje (2) do Programa Bem Viver. “A pandemia não acabou. Pelo contrário, temos a nova variante Delta, muito perigosa, sobre a qual sabemos pouco.”

Na última semana, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB) anunciou que a partir de 17 de agosto todas as medidas de restrição às atividades econômicas serão suspensas. Pouco depois, o prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), afirmou que vai derrubar a obrigação do uso de máscara a partir de novembro. Em setembro já estarão liberados estádios, casas de shows e boates às pessoas vacinadas.

Ao mesmo tempo, diversos países reforçam alertas sobre uma nova onda de crescimento de casos, impulsionada pelo abrandamento da quarentena e pela variante Delta, comprovadamente mais infecciosa.

Para Tainá o fundamental nesse momento seria acelerar a vacinação e não afrouxar as medidas de contenção da doença. “Ainda não temos todas as informações sobre a variante Delta, sobre sua mortalidade, letalidade e transmissão. Deveríamos restringir a circulação de pessoas, aumentar o distanciamento social, incentivar o uso de máscaras e acelerar estudos sobre as variantes.”

Jogos Olímpicos

Os Jogos Olímpicos de Tóquio já são considerados os com mais equidade no número de homens e mulheres participantes. Segundo o Comitê Olímpico Internacional (COI), a expectativa é que na próxima edição os jogos o percentual de atletas homens e mulheres chegue a igualdade.

Ainda assim, as condições de preparação, incentivo, visibilidade e patrocínio das mulheres estão longe de serem iguais. Em geral, os homens têm salários mais altos e mais estrutura para se desenvolverem como atletas que mulheres, em diferentes países, inclusive no Brasil. Um exemplo é a discrepância entre os salários dos jogadores de futebol Marta e Neymar.

Para quebrar essa lógica, o Programa Bem Viver apresenta projetos sociais lutam pela equidade de gênero nos esportes, atuando em prol das mulheres atletas. São entidades responsáveis por apoiar e treinar mulheres que não teriam nenhum outro incentivo se não fosse a organização.

Vale destacar que na primeira edição dos Jogos na Era Moderna, em 1896, em Atenas, na Grécia, a competição era exclusiva de homens. Nas Olimpíadas seguintes, em 1900, foi a primeira com permissão para competidoras. Elas representavam 2% do total de atletas.

Meio ambiente

Diversas propostas legislativas ou entendimentos jurídicos estão em tramitação no Congresso Nacional e devem ganhar ainda mais destaque nas pautas legislativas e do Supremo Tribunal Federal a partir de agosto. São, por exemplo, os projetos de lei conhecidos por PL da Grilagem, PL 490, PL do Não Licenciamento e o Marco Temporal. Todos representam ameaças ao regramento ambiental no Brasil e às leis de proteção e regulamentação de territórios indígenas.

As propostas já estiveram perto de serem aprovadas, porém devido a mobilização popular foram deixadas lado. As mobilizações ocorreram pelas redes sociais e presencialmente, como o acampamento na Praça dos Três Poderes, em Brasília, organizado em junho por movimentos indígenas de diferentes etnias.

Confira no Programa Bem Viver quais as ameaças de cada proposta e como deve ser o desenrolar delas nessas próximas semanas.


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver

Sintonize

O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Sarah Fernandes