Ensino superior

Sisu: inscrições no processo seletivo do 2º semestre estão abertas até sexta (6)

É possível se inscrever no programa até a próxima sexta-feira (6)

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

O resultado será divulgado no dia 10 de agosto, e a matrícula ocorrerá entre os dias 11 e 16 do mesmo mês - Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

As inscrições para o processo seletivo do segundo semestre de 2021 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começam nesta terça-feira (3) e seguem até a próxima sexta-feira (6).

O Sisu permite que estudantes com melhores desempenhos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) conquistem vagas em universidades públicas. 

Como participar? 

Para se inscrever, o estudante deverá necessariamente ter participado do Enem de 2020, aplicado entre janeiro e fevereiro deste ano, e não ter zerado a redação. No ato da inscrição, o candidato deve escolher até duas opções de vaga em cursos e instituições de ensino participantes do sistema, podendo concorrer por meio das vagas de ampla concorrência ou entre aquelas reservadas a políticas de ações afirmativas.

As notas individuais do Enem 2020 podem ser consultadas na Página do Participante ou aplicativo do Enem.

Artigo | Mais Paulo Freire, menos Bolsonaro: a Educação brasileira para além da pandemia

Após o primeiro dia de inscrição, o Sisu disponibilizará a nota de corte de cada curso das instituições, que será atualizada frequentemente, conforme mais inscrições são contabilizadas.

Modificações 

Além disso, é possível modificar as opções até o encerramento das inscrições. Ainda assim, o ideal é que os interessados não deixem para última hora para fazer as inscrições, afinal, são apenas quatro dias para escolher a vaga que se pretende cursar na graduação. O resultado será divulgado no dia 10 de agosto, e a matrícula ocorrerá entre os dias 11 e 16 do mesmo mês.

Lista de espera

Entre os dias 10 e 16, estarão abertas as inscrições para a lista de espera. Para participar da lista, é necessário manifestar o interesse em apenas um dos dois cursos escolhidos na hora da inscrição, pela página do Sisu. O resultado final será divulgado no dia 18 de agosto.
 

Edição: Daniel Lamir