PANDEMIA

Fiocruz alerta para aumento de internações de idosos por SRAG, uma das consequências da covid

A elevação do número de casos ocorre após cerca de quatro meses mostrando queda de internações

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Segundo o estudo da Fiocruz, os dados sinalizam que o cenário ainda segue muito grave - Agência Brasil

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) apresentou na última terça-feira (3) um estudo, ainda em fase de conclusão, que alerta para o aumento do número de hospitalizações de idosos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG por Covid-19) no estado do Rio de Janeiro.

A elevação do número de casos ocorre após cerca de quatro meses mostrando queda de internações. Ainda assim, a análise indica que as faixas de 60 a 69 anos e de 70 a 79 anos continuam em uma situação bem melhor do que a apresentada em picos anteriores. A preocupação maior é com a população de 80 anos ou mais.

Leia mais: Delta: casos aumentam 50% em 10 dias e variante soma um em cada quatro casos de covid no RJ

O estudo ressalta que a população de crianças de zero a nove anos encontra-se no pior momento da pandemia. Já a faixa de 30 a 39 anos, apesar de ter registrado uma melhora, está em uma situação mais grave do que no pico do final do ano passado.

A investigação é do grupo de pesquisa para a Vigilância Epidemiológica da Fiocruz (Mave/Fiocruz) e do Observatório Covid-19. As projeções são realizadas com base no Sistema de Informações de Vigilância Epidemiológica da Fiocruz (Sivep-Gripe), do Ministério da Saúde.

Segundo o estudo, os dados sinalizam que o cenário ainda segue muito grave. A tensão encontra-se agora também na população com boa cobertura vacinal, mas cuja efetividade é menor, que é a de idosos com 80 anos ou mais.

Leia também: Deputada consegue assinaturas para instaurar CPI na Alerj sobre abusos no Degase

Nessa faixa etária a partir dos 80 anos, somam-se alguns fatores agravantes. Entre eles, estão a transmissão comunitária ainda elevada, menor efetividade, maior tempo desde a segunda dose e possível efeito de perda de imunidade (imunossenescência) por conta da idade.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Eduardo Miranda