SOLIDARIEDADE

RJ: Acampamento do MST recolhe doações após ser atingido por forte chuva

Tendas que abrigam famílias no Acampamento Cícero Guedes, em Campos dos Goytacazes, foram destruídas após temporal

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

O Acampamento Cícero Guedes está localizado nas terras da antiga Usina de Cambahyba - Tarcísio Nascimento/MST

Na última quinta-feira (5), o Acampamento Cícero Guedes, localizado em Campos dos Goytacazes, no norte fluminense, foi atingido por uma forte chuva que danificou algumas das tendas que abrigam as famílias que vivem no local. 

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) iniciou uma campanha para arrecadar recursos para reconstruir os abrigos danificados e também levantar mantimentos e roupas para as 350 famílias instaladas no acampamento.

“Tivemos uma chuva forte, alguns barracos de lona foram bem afetados, as lonas rasgaram. Nosso galpão também molhou bastante porque é todo de lona. Com essa campanha já conseguimos comprar mais lona para reconstruir os barracos e melhorar a situação para as famílias afetadas”, disse Luana Carvalho, da direção nacional do MST.

Leia mais: Justiça destina à reforma agrária usina onde corpos foram incinerados na ditadura

No Rio, as doações de agasalhos e roupas estão sendo recebidas no Armazém do Campo, localizado na Avenida Mem de Sá, 135, Lapa, na região central da capital. As contribuições financeiras estão sendo recebidas via PIX: 058.058.827-01 em nome de Luana Carvalho Aguiar Leite. 

No dia cinco de julho, a Justiça Federal emitiu um mandado de imissão de posse e concedeu as terras da antiga Usina de Cambahyba, onde está localizado o acampamento, ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Com isso, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) conquistou mais uma etapa no longo processo de redistribuição das terras da antiga usina que já dura 21 anos.
 

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Eduardo Miranda