Ensino superior

Lista de espera do SISU: prazo para manifestar interesse termina na segunda-feira (16)

Apenas o candidato que não foi selecionado em nenhuma das duas opções de curso poderá participar da lista

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Neste ano estão disponíveis 62.365 vagas em universidades, centros universitários e faculdades - Reprodução - Sisu

O prazo para manifestar interesse na lista de espera do processo seletivo do segundo semestre de 2021 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) termina na próxima segunda-feira (16). O resultado da primeira chamada foi divulgado na última terça-feira (10) pelo Ministério da Educação (MEC).

Para os estudantes selecionados nesta chamada, o prazo para fazer a matrícula também termina na próxima segunda-feira (16). O MEC recomenda que os estudantes fiquem atentos aos dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição em seus próprios editais.

Participação

Mas quem não for selecionado nesta etapa poderá manifestar interesse por meio da lista de espera. Para isso, o candidato precisa acessar o seu boletim, na página do Sisu, e clicar no botão de confirmação de interesse em participar da lista de espera.

Apenas o candidato que não foi selecionado em nenhuma das duas opções de curso poderá participar da lista de espera. O estudante deve escolher uma das duas opções definidas durante a sua inscrição.

:: Mais de 85% dos professores têm medo da covid-19 na volta às aulas presenciais ::

As instituições vinculadas ao programa vão utilizar a listagem de maneira prioritária para preencher vagas que não forem ocupadas na chamada regular.

Para quem se inscrever na lista de espera, o resultado sai no dia 18 de agosto, com a convocação para a matrícula no dia 19. 

Como funciona?

Principal meio de acesso ao ensino superior público no Brasil, o Sisu utiliza a nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de seleção.

:: Unicamp está com inscrições abertas para o vestibular de 2022 até 8 de setembro ::

Neste ano estão disponíveis 62.365 vagas em universidades, centros universitários e faculdades. Os candidatos puderam escolher até dois cursos superiores, podendo modificar a opção prioritária até o encerramento das inscrições.

Para participar do processo seletivo, é preciso fazer o Enem e não zerar a nota da redação. 

Edição: Daniel Lamir