Assista

Leonardo Boff: coronavírus mostrou que Terra é “casa comum”, e ética do bem viver é a resposta

O teólogo é o entrevistado do Programa Bem Viver; ele alerta sobre os impactos do capitalismo na preservação do planeta

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Filósofo Leonardo Boff, uma das principais vozes da Teologia da Libertação na América Latina, é o convidado do Programa Bem Viver
Filósofo Leonardo Boff, uma das principais vozes da Teologia da Libertação na América Latina, é o convidado do Programa Bem Viver - Jackson Romanelli

O filósofo Leonardo Boff, uma das principais vozes da Teologia da Libertação na América Latina, é o convidado do Programa Bem Viver deste sábado (14). “O coronavírus não respeitou os limites das nações, nos mostrou que existe uma casa comum, a Terra. A humanidade foi agredida e exigiu solidariedade a todos”, analisa.

Continua após publicidade

Ele alerta sobre os impactos do capitalismo na preservação do planeta e fala sobre o conceito do bem viver. “Não podemos confundir o nosso viver bem com o bem viver. Porque o nosso viver bem implica que muitos vivem mal”, aponta. Boff explica que se trata de “uma visão que supõe uma ética da suficiência para toda comunidade, não para o indivíduo” e que tem como base ensinamentos indígenas.

O filósofo defende que as soluções em relação à pandemia do novo coronavírus não vêm pelo lado dos valores promovidos pelo neoliberalismo. “Os mantras do capitalismo, que era por no centro o lucro, o individualismo, a acumulação à custa da natureza, esses mantras nos teriam deixado perdidos. O que nos está salvando são aqueles valores que não estavam presentes no capitalismo, mas estão presentes no coração humano.”

O Programa Bem Viver vai ao ar na TVT, que abrange a Grande São Paulo, às 13h30, com reprise no domingo às 6h30 e na terça-feira às 20h. Além disso, tem exibição na TVCom Maceió, na TV Floripa, na TVU de Pernambuco, na TVE Bahia e nas plataformas online da TV RSul.

Outros destaques

Nesta edição, o quadro Momento Agroecológico aborda os cinco anos da rede Armazém do Campo. O repórter Afonso Bezerra esteve na unidade de Recife, capital pernambucana, e conversou com integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e consumidores. Como parte das celebrações de aniversário, um site nacional foi lançado para oferecer os produtos da reforma agrária.

No Alimento é Saúde, conheça a história da enfermeira Zuynglia Guaresemin, de Natal, no Rio Grande do Norte. Ela explica como conseguiu driblar a seletividade alimentar da filha Bruna. A condição pode ser causada por traumas orgânicos e psicológicos. A nutricionista Ana Paula Chiapetti dá dicas para identificar se sua filha ou filho possui a condição.

O Mosaico Cultural é uma homenagem aos 111 anos do cantor, compositor e cronista Adoniran Barbosa. O programa traz ainda uma receita de frango frito com um truque para fazer um molho agridoce perfeito. Quem ensina é a chef Letícia Massula, do blog Cozinha da Matilde, no quadro Comida de Verdade. Na Dica de Saúde, saiba mais sobre os efeitos adversos de vacinas contra a covid-19.

Onde assistir

Nas redes sociais do Brasil de Fato (Facebook e YouTube); na TVT, no canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC; na TVCom Maceió, no canal 12 da NET; na TV Floripa, também no canal 12 da NET; na TVU (Universitária) Recife no canal 40 UHF digital, na TVE Bahia, no canal 30 (7.1 no aparelho) do sinal digital e na TVRSul pelo app e no site oficial.

Quando: 

Na TVT: sábado às 13h30; com reprise domingo às 6h30 e terça-feira às 20h.

Na TVCom: sábados às 10h30, com reprise domingo às 10h.

Na TVU Recife: sábados às 12h30, com reprise terça-feira às 21h.

Na TVE Bahia: sábado às 12h30, com reprise quinta-feira às 7h30.

Na TV RSul: sábado às 11h.

Sintonize

No rádio, o programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

O programa também é transmitido pela Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].
 

Edição: Mauro Ramos