Articulação

Em Recife, Lula discute propostas para reduzir desemprego e fome

Sem agendas públicas, para evitar aglomerações, o ex-presidente se reúne com políticos e movimentos sociais

Belém (PA) | Brasil de Fato |
Ex-presidente chegou ao estado no fim desta tarde, junto da presidenta do PT Gleisi Hoffmann e o senador Humberto Costa - Ricardo Stuckert

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou ao Nordeste, na tarde domingo (15), para o seu primeiro compromisso político desde que reconquistou a sua elegibilidade. A primeira cidade, das seis que ele visitará é Recife, capital de Pernambuco. A cidade é a terra Natal do ex-presidente, que nasceu em Caetés, distrito de Garanhuns, no interior pernambucano.

Continua após publicidade

A viagem é a primeira desde que Lula foi solto, após a sua prisão pela Operação Lava Jato, em abril de 2018. A primeira atividade oficial será o jantar com o governador Paulo Câmara (PSB), no Palácio do Campo das Princesas.

Com responsabilidade diante do cenário pandêmico, Lula não realizará nenhum ato público ou evento aberto, a agenda será de conversas de articulação política com partidos e movimentos populares. 

:: BdF Explica: Por que os preços não param de subir? ::

Retrocessos

Desemprego, fome, alta no preço dos alimentos e dos combustíveis são alguns dos muitos problemas que acometem o povo brasileiro e que serão tema da agenda de reuniões de Lula. O relatório mais recente da Organização da ONU para Agricultura e Alimentação estima que 23,5% da população brasileira tenha vivenciado insegurança alimentar moderada ou severa entre 2018 e 2020, um crescimento de 5,2% em comparação com o último período analisado, entre 2014 e 2016. 

Ou seja, 49,6 milhões de pessoas - entre elas crianças - deixaram de comer por falta de dinheiro ou tiveram uma redução significativa na qualidade e na quantidade de alimentos ingeridos.

:: Até onde vai o preço dos alimentos e o que isso significa para a população brasileira? ::

Além disso, o país iniciou 2021 atingindo número recorde de desempregados. No trimestre encerrado em janeiro, eram 14,272 milhões, 211 mil a mais em relação a outubro, situação considerada de estabilidade, mas com acréscimo de 2,359 milhões em um ano. Crescimento de 19,8%.

Nesta segunda-feira (16), Lula visitará um assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) na Região Metropolitana do Recife, onde conhecerá parte da produção de alimentos agroecológicos destinados ao projeto Mãos Solidárias, que desde o início da pandemia já doou cerca de 800 toneladas de alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade social em todo o estado. Durante a tarde está prevista uma  reunião com movimentos sociais.

Na terça, Lula vai para o estado do Piauí e depois visitará, respectivamente, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte e Bahia. Acompanhe a cobertura completa da visita de Lula nas redes sociais do Brasil de Fato Pernambuco. 

Confira a agenda de Lula pelo Nordeste:

15 e 16/8 – Pernambuco
17 e 18/8 – Piauí
18 a 20/8 – Maranhão
20/8 – Ceará
24/8 – Rio Grande do Norte
25 e 26/8 – Bahia

Edição: Sarah Fernandes