Rio Grande do Sul

Direitos da Mulher

Editora da Fiocruz lança publicação sobre direitos sexuais e reprodutivos das mulheres

"Violência Sexual e Direito ao Aborto Legal no Brasil: fatos e reflexões" está disponível para compra na internet

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Lançado através de edital da Fiocruz, o livro faz uma discussão sobre o direito à interrupção de gestações decorrentes de violência sexual no Brasil - Reprodução: Editora Fiocruz

A editora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) lançou a publicação "Violência Sexual e Direito ao Aborto Legal no Brasil: fatos e reflexões". A obra integra a coleção Temas em Saúde e está disponível para ser comprado pela internet, através da Livraria Virtual da Editora.

Segundo a Editora Fiocruz , entre os desafios da pandemia, o problema de restrição de acesso aos estabelecimentos de saúde aumentou. A questão atinge fortemente as mulheres que precisam recorrer a políticas públicas relacionadas a direitos sexuais e reprodutivos.

O livro é escrito por Camila Giugliani, Angela Ester Ruschel, Gregório Corrêa Patuzzi e Maura Carolina Belomé da Silva, que são profissionais de saúde e pesquisadores do Rio Grande do Sul. Segundo a Editora, o título faz uma discussão sobre o direito à interrupção de gestações decorrentes de violência sexual no Brasil.

Para aprofundar a discussão sobre o tema, o livro traz uma contextualização histórica e social dos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres, apresentando o panorama jurídico, os dados epidemiológicos e o cenário assistencial relacionados ao direito ao aborto previsto em lei.

Dividida em nove capítulos, a obra reúne, segundo a médica Camila Giugliani, informação científica com o acúmulo da experiência dos movimentos sociais. Para ela, essa união de saberes e experiências é valiosa no compartilhamento de reflexões presentes no livro.

Além da contextualização do primeiro capítulo, o volume traz uma análise da literatura científica nacional sobre o tema no segundo capítulo. Logo depois, nos capítulos três e quatro, são abordados o panorama jurídico e os dados epidemiológicos.

O cenário assistencial e as diversas barreiras ao acesso à interrupção legal da gestação estão presentes nos capítulos cinco e seis. Por fim, as estratégias de superação dos desafios impostos, além de perspectivas e conclusões, marcam os três últimos capítulos. Referências bibliográficas e sugestões de leitura são disponibilizados para as leitores e os leitores com interesse em se aprofundar na temática.

Sobre os autores

Todos os autores fazem parte do Fórum Aborto Legal do Rio Grande do Sul, um coletivo que busca o desenvolvimento de ações para promover a ampliação do acesso e a qualificação da assistência ao aborto previsto em lei, bem como a expansão do debate sobre o tema.

"Assim como o nosso fórum, existem diversas outras experiências positivas com objetivos semelhantes, que vêm contribuindo para qualificar as políticas públicas de saúde para as mulheres", ressalta Giugliani. 

A médica Camila Giugliani é doutora em Epidemiologia e professora associada da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Angela Ester Ruschel é mestre em Saúde Coletiva e psicóloga do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, em Porto Alegre.

Gregório Corrêa Patuzzi é mestrando em Enfermagem e enfermeiro do Grupo Hospitalar Conceição, em Porto Alegre. A fisioterapeuta Maura Carolina Belomé da Silva é mestre em Epidemiologia e sanitarista da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul.

Livro integra lista de propostas aprovadas em edital

A obra é a oitava publicação oriunda de chamada pública da Editora Fiocruz para novos títulos da coleção Temas em Saúde. Em abril de 2019, foram lançados dois editais para encerrar o ciclo de comemorações dos 25 anos da Editora. A chamada para compor a coleção recebeu 122 propostas de publicação. Violência Sexual e Direito ao Aborto Legal no Brasil foi uma das aprovadas. Clicando aqui é possível conhecer mais informações sobre o resultado do edital.

A coleção Temas em Saúde apresenta para estudantes, profissionais e público em geral panoramas sobre conceitos e conteúdos fundamentais das áreas da saúde. Em linguagem acessível, a coleção – que já conta com 34 publicações – combina informação atualizada com reflexões baseadas em recentes produções científicas apresentadas por especialistas sintonizados com o contexto sociopolítico de produção e aplicação do conhecimento em saúde.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira