Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Política

Direitos Humanos

Em Curitiba, MNPR entrega proposta de política municipal para a população em situação de rua

O PL será encaminhado para tramitação na Câmara Municipal pelo Vereador Renato de Freitas, um dos autores

17.ago.2021 às 19h54
Paraná
Redação

O texto do projeto foi entregue de forma simbólica ao mandato pelo Movimento Nacional de População de Rua (MNPR), em um ato em frente à Câmara Municipal. - Malik

Em um ato em frente à Câmara Municipal de Curitiba, nesta terça feira, 17, o Movimento Nacional da População de Rua – MNPR – entregou uma proposta de projeto de lei  ao Vereador Renato Freitas, que visa instituir  a Política Municipal da População em Situação de Rua de Curitiba. O PL é resultado de uma elaboração conjunta entre o movimento e o mandato do parlamentar.

O PL define o planejamento para as políticas municipais voltadas à população em situação de rua de Curitiba, garantindo a proteção da dignidade e dos direitos dessa comunidade. O documento foi construído a partir do diálogo direto entre o mandato e o MNPR, e também é resultado dos trabalhos da Frente Parlamentar em Defesa da População em Situação de Rua da Câmara, da qual Renato é coordenador. 

Além de reforçar os princípios de respeito à vida e à cidadania, atendimento humanizado e universal e combate a abordagens violentas, o documento inclui diretrizes para instituição de políticas intersetoriais voltadas à Pop. Rua em relação a temas como Saúde e Políticas Sociais e Habitacionais. O objetivo é garantir que as políticas públicas no âmbito local sejam elaboradas à luz dos direitos humanos, respeitando os princípios constitucionais.

Dignidade

“Uma das principais demandas que acolhemos e que incluiremos no Projeto está relacionada ao combate à tomada ilegal de pertences da população em situação de rua por parte das forças de segurança do município e abordagens violentas em geral”, comenta Renato. “Mas muito além disso: o Projeto quer firmar as diretrizes básicas para assegurar o acesso amplo e simplificado aos direitos constitucionalmente garantidos à quem vive nas ruas, e atender as demandas prioritárias de Moradia, Saúde e Emprego e Renda”, complementa. 

De acordo dados do Cadastro Único (CadÚnico) do Ministério do Desenvolvimento Social, a Prefeitura estima que hoje a cidade tenha cerca de 2,7 mil pessoas em situação de rua. No entanto, esse número é contestado por ONGs e entidades envolvidas com a assistência de pessoas em vulnerabilidade, que já estimam em torno de 5 mil pessoas vivendo nas ruas de Curitiba. 

Para o coordenador regional do MNPR no Paraná, Leonildo Monteiro Filho, a aprovação do PL é mais um passo para garantir dignidade a quem vive nas ruas. “Curitiba  carece de muita política pública voltada exclusivamente para a nossa comunidade. Esse PL é resultado de todo o Movimento e demais entidades da sociedade civil que atuam pela causa, e ficamos felizes e agradecidos de entregar essa proposta ao mandato”. 

 

Leia a íntegra do Projeto AQUI. 

 

Distribuição de marmitas

O MNPR realizou a distribuição de 220 refeições. A ação costuma acontecer diariamente nas praças Rui Barbosa ou Tiradentes, mas foi levada para a região da Câmara por conta da cerimônia de entrega do Projeto. 

Editado por: Ana Carolina Caldas
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Deu ruim

Desabamento de lixão contamina rios em Padre Bernardo, entorno do DF

Palestina

Artigo | Lula e a guerra

INVESTIGAÇÃO

Liderança do MST foi espionado pela ‘Abin Paralela’, segundo relatório da PF

Resex Chico Mendes

Em nota, conselheiros do Tribunal de Contas defendem ação do ICMBio e o Estado de Direito

Lobby

Viagem de prefeitos a Israel previa propaganda da versão israelense sobre o genocídio em Gaza

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.