Flexibilização

Governo Doria ignora situação da pandemia e libera 100% de ocupação no comércio e nos serviços

Jornal Brasil Atual também traz informações sobre ato pela aprovação do PL da Enfermagem, realizado nesta terça (17)

Ouça o áudio:

Estabelecimentos comerciais e de serviços não terão mais qualquer restrição de horário e podem ocupar 100% da capacidade do local - Rovena Rosa/Agência Brasil

Ignorando a interrupção na queda de internações e mortes causadas pela covid-19 e o avanço da variante delta do novo coronavírus no estado, o governo Doria implementa a partir desta terça-feira (17) a flexibilização quase total da quarentena.

Os estabelecimentos comerciais e de serviços não terão mais qualquer restrição de horário e podem ocupar 100% da capacidade do local, sendo obrigatório o uso de máscaras e proibidas as aglomerações.

Shows, jogos esportivos com torcida e casas noturnas ainda estão proibidos. A expectativa é que sejam liberados a partir de primeiro de novembro, quando a vacinação dos maiores de 18 anos for completada.

A situação da pandemia, no entanto, contradiz o otimismo do governo Doria. Desde 1º de agosto, São Paulo registra uma média de 260 mortes por covid-19 por dia. Já o número de internações está parado na casa de 900 por dia desde o dia 4.

Gerson Salvador, infectologista e professor da Faculdade de Medicina da USP, ressalta que pandemia não acabou e que é fundamental que o poder público não passe uma mensagem que confunda a população

O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde também traz detalhes sobre o ato realizado hoje em Brasília por servidores públicos municipais pela aprovação do PL da Enfermagem. O projeto de lei define o piso salarial para os quatro segmentos da categoria (enfermeiros, técnicos, auxiliares e parteiras), além de regulamentar carga horária de 30 horas semanais.

O programa ainda apresenta a ocupação Devanir José de Carvalho, criada na última sexta-feira (13(, em Diadema, cidade do ABC Paulista. Organizada pelo Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas, 150 famílias ocuparam um terreno abandonado há mais de 10 anos. 

Victoria Magalhães, coordenadora do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas de São Paulo, afirma que a ocupação, além de oferecer moradia às famílias, tem o intuito de promover um território livre da fome, diferente do que o Brasil vem vivenciando no governo de Bolsonaro.

*Com informações de Rodrigo Gomes, Júlia Pereira e Larissa Bohrer. 

 Confira todas as reportagens e o jornal completo no áudio acima. 

------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

Edição: Mauro Ramos