Suspeita de crime

Em dois dias, SP tem incêndios que queimam parque estadual, geram fuligem e ameaçam reserva

Chamas consumiram 50% de área de 2.000 hectares de área preservada, e vento levou cinzas a diversos bairros paulistanos

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Fogo no Parque Estadual do Juquery ainda não tinha sido contido até as 18h deste domingo (22) - Foto: Prefeitura de Franco da Rocha

Na tarde deste domingo (22), moradores de diversos bairros da capital paulista tiveram suas casas tomadas por cinzas oriundas de um incêndio de grandes proporções em Franco da Rocha, na Grande São Paulo. O fogo começou no Parque Estadual do Juquery, por volta das 9h, por conta da queda de um balão.

A Prefeitura de Franco da Rocha informou que agentes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil estão no local para conter o incêndio. No entanto, o relevo na região e os ventos fortes dificultam o trabalho das equipes, que ainda não conseguiram avançar.

Ainda de acordo com o governo local, o parque perdeu a vegetação em 50% de seus 2.000 hectares para o fogo. O helicóptero Águia da Polícia Militar foi chamado para cooperar com a operação.

::Observatório do Clima alerta para riscos de nova tragédia por incêndios no Pantanal::

Por volta das 15h, bairros da zona Norte de São Paulo, como Vila Maria, Casa Verde e Santana, e até da zona Leste, como a Mooca, relataram, nas redes sociais, a chegada da fuligem. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE), da prefeitura paulistana, os ventos fortes carregaram as cinzas do incêndio.

Parque do Jaraguá registrou incêndio no sábado (21)

Também em São Paulo, o fogo tomou conta de uma área do Parque Estadual do Jaraguá, no último sábado (21), levando perigo ao Tekoha Itakupe, que fica no local. Os bombeiros levaram cerca de 10 horas para conter o incêndio.

Arnóbio Rocha, membro da comissão de direitos da Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo (OAB-SP), informou que pedirá à Polícia Civil que investigue se o fogo teria surgido acidentalmente ou se foi provocado. “Os incêndios são aparentemente criminoso”, afirmou o advogado, em entrevista ao site G1.

::Pesquisa revela: 20% do território brasileiro pegou fogo ao menos uma vez entre 1985 e 2020::

Edição: Vinícius Segalla