O retorno seguro às aulas presenciais preocupa estudantes do Paraná, que estão lançando uma campanha para fiscalizar as condições sanitárias nas escolas da rede pública estadual. A iniciativa foi apresentada na manhã do dia 20 (sexta) ao presidente da APP- Sindicato, Hermes Leão, pela presidenta da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (Upes), Thaís Carvalho.
Com isso, estudantes mobilizados pela Upes vão fazer inspeções nas escolas, avaliando as condições para garantir o protocolo de biossegurança e acompanhar a taxa de vacinação dos educadores. As condições do transporte público também serão avaliadas. Esse trabalho será coordenado por um comitê, que vai orientar os posicionamentos dos(as) estudantes sobre o retorno presencial.
Thaís estava ao lado de outros diretores e diretoras da entidade, e da presidenta da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Rozana Barroso.
Entregaram ao presidente da APP a cartilha Direito Humano à Educação na Pandemia, que analisa os desafios para superar as perdas causadas pela Covid. A cartilha aborda questões como evasão escolar, precarização e intensificação do trabalho dos educadores; o alheamento de povos e comunidades tradicionais e aumento à exposição ao trabalho infantil.