Nordeste

Lula se reúne com lideranças políticas no Ceará com foco em alianças para 2022

Lula realizou encontros com dirigentes e representantes de partidos como PSOL, PCdoB, PSDB, MDB, PDT e do próprio PT

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
Lula se encontrou com o senador Tasso Jereissati (PSDB) no Ceará nesta segunda-feira (23) - Ricardo Stuckert

O ex-presidente Lula (PT) encerra sua agenda no estado do Ceará nesta segunda-feira (23) participando de diversas reuniões com dirigentes e representantes de partidos como PSOL, PCdoB, PSDB, MDB, PDT e do próprio PT.

Um desses encontros foi com o senador Tasso Jereissati (PSDB). Em suas redes sociais, o ex-presidente disse que “os democratas desse país tem a responsabilidade e o desafio de resgatar a civilidade na política brasileira pelo bem do Brasil”.

Também em suas redes sociais, o deputado federal José Guimarães, que está acompanhando a agenda do Lula no estado, disse que “nosso diálogo busca a construção de uma unidade para barrar os retrocessos que enfrentamos no atual momento”.

O deputado estadual Renato Roseno (PSOL) afirma que é preciso tirar o Brasil das mãos do ódio bolsonarista.

“Precisamos reinventar esse país a partir de valores como a defesa do meio ambiente e dos direitos humanos e a luta contra o machismo, o racismo, a lgbtfobia e as desigualdades sociais. Tudo isso passa pela defesa do estado democrático, que sofre seguidas ameaças por parte de Bolsonaro e seus apoiadores”.

Para ele, o chamado campo progressista precisa dialogar para fortalecer a trincheira a favor da democracia, da diversidade e da liberdade, mas também reivindicar uma nova forma de fazer política, que dialogue de forma mais direta com as lutas populares. “Só assim conseguiremos refundar o Brasil”.

Lula no Ceará

O ex-presidente Lula está no Ceará desde a última sexta-feira (20), quando chegou em Fortaleza e foi recepcionado pelo governador do Ceará, Camilo Santana (PT), com quem participou de um jantar.

Na manhã de sábado (21), Lula visitou a nova ZPE II e o Porto de Pecém, no Complexo de Pecém, em São Gonçalo do Amarante. À tarde, o ex-presidente participou de encontros com movimentos populares e profissionais da cultura. Daqui do Ceará, Lula seguirá seu giro pelo Nordeste passando por Rio Grande do Norte e Bahia. 

Fonte: BdF Ceará

Edição: Monyse Ravena