Rio Grande do Sul

MEMÓRIA

Live recorda os 60 anos do movimento da Legalidade que resistiu a um golpe militar

Liderado por Leonel Brizola, o movimento da Legalidade garantiu a posse do vice-presidente eleito João Goulart em 1961

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Live analisa resistência popular que houve há 60 anos - Dilvulgação

Nesta quarta-feira (25), às 19 horas, a Fundação Maurício Grabois, a Fundação Leonel Brizola- Alberto Pasqualini, a Fundação João Mangabeira e o Memorial da Assembleia Legislativa Gaúcha farão a memória dos 60 anos da Legalidade. A live terá testemunhos de personagens que viveram aquela situação e dois descendentes dos protagonistas principais daquele evento: Juliana Brizola e João Vicente Goulart. Almino Afonso, Aldo Arantes, Bruno Costa, Batista Filho e Carlos Bastos contarão suas lembranças da resistência democrática e sua relação com nossos tempos.

A transmissão será pela TV Grabois, pelos perfis de Facebook da Fundação Maurício Grabois, Rede Soberania, Brasil de Fato RS e o canal do Youtube da Assembleia Legislativa.

Inicialmente a deputada estadual Juliana Brizola fará uma homenagem a seu avô, ex-governador Leonel de Moura Brizola, que conduziu a resistência democrática através do movimento da Legalidade.

A condução dos trabalhos será feita pela socióloga Miquelina Vecchio, vice-presidenta Nacional do PDT e presidenta Nacional da Ação da Mulher Trabalhista (AMT), que apresentará os participantes e lembrara seus papéis.

O jornalista Batista Filho, durante a Legalidade, permaneceu todo tempo no Palácio Piratini, junto com Leonel Brizola. O jornalista Carlos Bastos também esteve todo o tempo no Palácio Piratini. O médico Bruno Mendonça Costa, durante o Movimento pela Legalidade, atuou no Mata-borrão, onde se encontrava o Comando da resistência popular de Porto Alegre. Aldo Arantes advogado, na época presidente da União Nacional de Estudantes, transferiu a sede da entidade para Porto Alegre logo após a renúncia de Jânio Quadros. E o filho do ex-presidente João Goulart, João Vicente Goulart, falará sobre as lembranças de seu pai e o momento atual que vivemos.

O evento é promovido pelas seguintes organizações: Fundação Leonel Brizola- Alberto Pasqualini/RS; Fundação Maurício Grabois; Fundação João Mangabeira/RS; Memorial do Legislativo do RS; Instituto Histórico Geográfico do Rio Grande do Sul; Associação Rio-Grandense de Imprensa; Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul; Sindicato dos Economistas do Rio Grande do Sul; Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil; Central Geral de Trabalhadores do Brasil; União Geral de Trabalhadores; Movimento dos Trabalhadores Sem Terra/RS; União Nacional de Estudantes; União Brasileira de Estudantes Secundaristas; União Estadual de Estudantes do Rio Grande do Sul e União Gaúcha de Estudantes Secundários.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira