Mobilização

Após decisão judicial, ato contra Bolsonaro no dia 7 de setembro será no Vale do Anhangabaú

Justiça decidiu que grupos pró e contra o presidente não podem realizar manifestações no mesmo local e data

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Concentração no MASP, na Avenida Paulista, em São Paulo (SP), da manifestação Fora Bolsonaro - 26 de junho de 2021 - Roberto Parizotti/FotosPúblicas

A Campanha #ForaBolsonaro, que reúne cerca de 80 entidades e movimentos populares e sindicais e o Grito dos Excluídos, comunicaram que a manifestação contra o presidente Jair Bolsonaro no dia 7 de setembro, feriado do Dia da Independência, será no Vale do Anhangabaú, na região central do município de São Paulo, às 14h.

Antes, a manifestação estava marcada para acontecer na Avenida Paulista, mas o governo do Estado de São Paulo definiu que somente os bolsonaristas poderão se manifestar na avenida, uma vez que não seria seguro ter os dois grupos protestando no mesmo local. Diante da decisão judicial, a Campanha #ForaBolsonaro informou que a mudança de local se deu “sob protestos”. 

:: Por ferir regimento da PM-SP, policiais que apoiarem atos antidemocráticos podem ser expulsos ::

Antes da decisão, o Ministério Público de São Paulo também demandou um posicionamento da Prefeitura para determinar qual grupo poderia utilizar a avenida. No ofício, o órgão requereu urgência na “intimação do município de São Paulo para que promova e organize o adequado uso do espaço público de forma plural, pacífica e ampla, com alternância de grupos e movimentos”. 

Em 5 de junho de 2020, o juiz Rodrigo Galvão Medina, do Tribunal de Justiça de São Paulo, decidiu que manifestações pró e contra o governo Bolsonaro não poderiam ocorrer no mesmo local e data.

::Motim bolsonarista? O que se sabe sobre um possível "levante" das polícias no 7 setembro::

No dia 12 de setembro, antigos apoiadores do presidente também irão se manifestar contra Bolsonaro, como o Movimento Brasil Livre (MBL), Vem Pra Rua e líderes de partidos políticos, como o Novo e o PSL.
 

Edição: Vivian Virissimo