Rio Grande do Sul

Pandemia em números

RS tem 34.113 mortes por covid-19 e 1.405.745 pessoas já contaminadas 

Nas últimas 24 horas foram registrados 29 óbitos e 1.542 novos casos da doença em todo estado

Brasil de Fato | Porto Alegre |
País tem já mais de 578 mil vidas perdidas por conta da covid-19 - Piero Cruciatti / AFP

O Rio Grande do Sul registrou 29 óbitos por covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com o boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES) desta sexta-feira (27). Com isso, já são 34.113 vidas perdidas por conta da doença no estado. O RS é o quinto estado em número de vítimas fatais no país.

Foram notificados hoje 1.542 novos casos da doença no RS, o que elevou o total de infectados desde o início da pandemia para 1.405.745 pessoas. 

De acordo com a pasta, Porto Alegre foi a cidade com o maior registro de vítimas fatais, sendo seis óbitos, seguida de Caxias do Sul (3), Gravataí e São Gabriel (2). Outras diversas cidades registraram ao menos um óbito.

Dos 497 municípios gaúchos, somente dois não têm registro de vítimas fatais. São eles Benjamin Constant do Sul e Novo Tiradentes. 

Ocupação das UTIs 

A ocupação geral dos leitos de UTI no estado marca 59,3%, conforme dados da SES atualizados às 18h desta sexta-feira. São 1.979 pacientes em 3.340 leitos de UTIs. Destes, 28,4%, ou seja, 562 são ocupados por pacientes com covid-19, e 112 (5,7%) estão sob suspeita.

Os leitos de UTI da rede privada registraram 77,9% de ocupação. Já os leitos do Sistema Único de Saúde têm ocupação de 52,9%. Dos 2.495 leitos SUS em operação, 1.321 estavam ocupados.

Ocupação dos leitos na Capital 

A ocupação dos leitos de UTI em Porto Alegre registra a marca de 77,20%. Um hospital opera acima de sua capacidade, e um está no limite de ocupação, conforme dados da Secretaria Municipal da Saúde atualizados às 18h desta sexta.

Dos 684 pacientes em cuidados intensivos na Capital, 176 têm covid-19 confirmada. Além disso, nove têm suspeita da doença e cinco positivados aguardam na emergência por leitos.

País tem mais de 578 mil vítimas fatais

O Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conass) registrou, em boletim publicado hoje (27), 761 óbitos e 27.345 infectados em todo o país. Com isso, o Brasil já soma 578.326 mortes e 20.703.906 contaminados pelo novo coronavírus.

O que é coronavírus?

É uma extensa família de vírus que podem causar doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a OMS, em humanos, os vários tipos de vírus podem causar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns até a crises mais graves como as provocadas pela síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS) e a síndrome respiratória aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19. 

Como ajudar a quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.  

Como tirar dúvidas?

A Secretaria Estadual da Saúde recomenda à população e aos profissionais de saúde do RS que entrem em contato com a vigilância epidemiológica de seu município para esclarecimento de dúvidas. Nos horários que as repartições municipais não estiverem atendendo ao público, está disponível o telefone 150 - Disque Vigilância da SES. Questionamentos podem ser encaminhados também para o email [email protected]


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira

Edição: Katia Marko