AFEGANISTÃO

Em novo dia de tensão, EUA explodem carro-bomba do Estado Islâmico em Cabul

Enquanto países ocidentais apressam evacuação, Brasil fica de fora de acordo internacional que prevê saída segura

Brasil de Fato | São Paulo |

Ouça o áudio:

Afegãos aguardam no aeroporto de Cabul voos para fugir do regime talibã - Wakil Kohsar / AFP

Uma nova explosão foi registrada em Cabul neste domingo (29), após os Estados Unidos realizarem um ataque aéreo não tripulado a um veículo carregado de explosivos perto do aeroporto internacional da cidade, única porta de saída do país. 

Segundo o Pentágono, o objetivo da ação era impedir que integrantes do grupo EI-K, braço local do Estado Islâmico e rival do Talibã, usassem o veículo para promover um novo atentado a bomba, como o que provocou a morte de pelo menos 180 pessoas na última quinta-feira (26).

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos informou que o objetivo da ação foi alcançado. Bill Urban, porta-voz do Comando Central dos Estados Unidos, afirmou que não há indícios de vítimas civis. 

:: "Talibã suaviza discurso para derrotar resistências internas", diz historiadora Arlene Clemesha ::

Uma explosão secundária, decorrente do grande volume de explosivos presentes no veículo atingido pelo bombardeio não tripulado, também foi confirmada pelo porta-voz. 

O ataque dos EUA era tido como provável, já que o presidente Joe Biden prometeu represálias contra o El-K pela morte de 13 militares norte-americanos no atentado da semana passada. No sábado (28), Biden afirmou que uma nova ofensiva do grupo fundamentalista era iminente.

A explosão aprofunda o cenário de tensão no país da Ásia central, enquanto países ocidentais apressam a operação de retirada de milhares de civis estrangeiros e afegãos que colaboraram com o regime norte-americano. O prazo estipulado pelo Talibã é 31 de agosto.

:: Entenda o que é o Talibã do Afeganistão e saiba quem está na liderança do grupo fundamentalista ::

Retirada de brasileiros 

O Brasil ficou de fora de um acordo entre 97 países e o Talibã que prevê a saída segura de estrangeiros do Afeganistão. A nota internacional do acerto foi publicada neste domingo (29) pelo governo estadunidense, mas ainda não foi corroborada publicamente pelo novo governo afegão. 

Isso não quer dizer que brasileiros não poderão retornar em segurança. A expectativa da comunidade internacional, externada na semana passada por países ricos que formam o G7, é de passagem livre e segura para estrangeiros e afegãos que decidam deixar o país.  

"Nós recebemos garantias do Talibã de que todos os cidadãos estrangeiros e qualquer cidadão afegão com autorização de viagem para os nossos países estão autorizados a prosseguir de forma segura e ordeira desde os pontos de viagem e saída do país", afirma a nota divulgada hoje pelos EUA.

O Itamaraty afirmou na sexta-feira (27) que resgatou do Afeganistão uma pessoa nascida no Brasil - sem nacionalidade brasileira - e a sua família. 

De lá, foram levados à Espanha. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, eles deixaram o Afeganistão em voo que transportava diplomatas e militares. Todos passam bem.

Edição: Arturo Hartmann