Rio de Janeiro

CORRIDA ELEITORAL

“A posição de Paes vai influenciar nas eleições para o governo do RJ", afirma pesquisador

Cientista político Darlan Montenegro avalia o cenário político que se desenha no estado fluminense; saiba mais

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
A eleição para o governo do RJ é só no ano que vem, mas o tabuleiro de xadrez já está se movimentando - Foto: Carlos Magno/Governo do Rio

A movimentação política para a sucessão do Palácio da Guanabara já começou. A eleição é só no ano que vem, mas o tabuleiro de xadrez já está se desenhando com diversas possibilidades para a disputa do pleito no estado fluminense.

Além do próprio governador Claudio Castro (PL), candidato à reeleição, alguns nomes como o deputado federal Marcelo Freixo (PSB); o ex-prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT) e o atual presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, que poderá disputar a eleição no ano que vem pelo PSD, figuram entre as principais possibilidades na corrida pelo comando do estado do Rio de Janeiro. 

Leia também: Economistas explicam por que desemprego no RJ é maior que a média nacional

O Brasil de Fato conversou com Darlan Montenegro, cientista político e professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) sobre o cenário político, as candidaturas que apresentam maior chance e os desafios para quem ocupar o cargo de governador do Rio.

Na avaliação de Montenegro, o deputado federal Marcelo Freixo é um dos nomes favoritos do campo progressista. Bem avaliado nas últimas pesquisas, Freixo tem buscado construir alianças mais amplas para derrotar o bolsonarismo no Rio de Janeiro. O desafio para o parlamentar, segundo o cientista político, está em conquistar um eleitorado que não é familiarizado com a sua agenda. 

“Ele precisa entrar em setores que, de uma maneira geral, são refratários a certas questões as quais ele está relacionado historicamente como as políticas relativas às minorias, por um lado e como a defesa dos direitos humanos, por outro. A direita explora muito isso dizendo que a defesa das minorias é a destruição da família e que defender direitos humanos é defender bandido. O Freixo precisa conseguir reconstruir a imagem dele em relação a essas questões”, explica.

Outros nomes

Para o pesquisador,a candidatura do ex-prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT), também tem potencial no campo progressista, mas com alcance reduzido no estado, principalmente, por estar vinculada a Ciro Gomes (PDT).

“A principal limitação de Rodrigo Neves é que ele tem se associado à candidatura presidencial de Ciro Gomes, enquanto que o Freixo tem uma probabilidade muito grande de ser o candidato do ex-presidente Lula, que concorre a eleição no ano que vem. E Lula lidera todas as pesquisas com ampla vantagem. Ele [Rodrigo] é um nome com chance. Dependendo dos arranjos nacionais, pode até se tornar o principal candidato progressista no Rio, mas é difícil, muito provavelmente, vai ser Freixo”, aponta o professor da UFRRJ.

Leia mais: Qual é a saída para a economia do RJ em meio à pandemia e regime de recuperação fiscal?

Montenegro chama a atenção também para a movimentação política do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD). Segundo o pesquisador, dificilmente Paes disputará a eleição para o governo do Rio, mas o chefe do executivo da capital possui alta popularidade e o seu apoio pode fortalecer candidaturas.

“A posição do Eduardo Paes importa porque ele tem popularidade e vai influenciar o processo. O candidato apoiado por ele tende a ser um candidato com alguma força. Agora, provavelmente, se for realmente o Felipe Santa Cruz, dificilmente será o favorito, mas pode vir a ter força e surpreender também, porque tem a máquina, tem o prefeito”, comenta Montenegro que especula ainda para a posição de Paes num possível segundo turno.

Leia também: Comida ou aluguel: pandemia obriga mais famílias a morar em ocupações para sobreviver no RJ

“A movimentação do Paes é decisiva, principalmente por conta de algum tipo de acordo que ele possa fazer com o deputado Marcelo Freixo pode ser decisivo para uma vitória do parlamentar. Um acordo que talvez seja muito difícil no primeiro turno, mas que no segundo pode acontecer a depender, evidentemente, de quem for o outro concorrente”, ressalta. 

Rio “colapsado”

O estado do Rio vive uma crise econômica que foi agravada pela pandemia. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o desemprego no Rio é de 19,4%, superior a média nacional que soma 14,7%.  

No início de agosto, uma reportagem do Brasil de Fato apresentou os principais problemas do estado nos últimos anos ocasionados pelas crises no setor de petróleo, indústria naval e construção civil que foram cruciais para a redução de postos de trabalhos formais.

Para Montenegro, além dos problemas socioeconômicos enfrentados pelo próximo nome a assumir o Palácio Guanabara, há o desafio de combater o crime organizado que atingiu a política fluminense.

“Um governador do campo progressista vai enfrentar principalmente as dificuldades da crise econômica, do desemprego, da miséria que se espalhou  pelo Brasil inteiro, mas o estado do Rio tem sido particularmente muito afetado e vai ter que enfrentar a presença do crime organizado na política, esse é um tema bastante complicado na política fluminense”, avalia. 

Edição: Mariana Pitasse