O projeto "Menopausa Sem Vergonha" está disponível no Instagram e foi pensado para desmitificar a menopausa e torná-la mais leve para mulheres. O projeto é tocado pela educadora física Márcia Selister, de 56 anos, que teve a ideia a partir de uma pesquisa com 200 mulheres, entre 18 e 84 anos, onde a falta de informações confiáveis sobre climatério, menopausa e suas características foi o item mais relatado.
Desde outubro de 2020 o projeto realizou mais de 30 lives sobre a saúde da mulher, todas gravadas no Instagram, com especialistas no assunto, além de postagens com dicas e esclarecimentos.
Márcia comenta, sobre a importância da iniciativa, que as mulheres sofrem nesse período da vida e que muito desse sofrimento pode diminuir ou mesmo desaparecer com informações simples de cuidados básicos.
"Nossas lives, com profissionais da área da saúde da mulher, fazem a diferença na vida de muitas e de seus pares. O canal aberto de diálogo que temos com as mulheres, ouvindo suas dores em depoimentos emocionantes, nos faz perceber bem esse problema da desinformação, da falta de atenção e acolhimento”, observa.
Com o propósito de levar este conhecimento ao maior número de mulheres possível, principalmente para a periferia, onde se verificou maior dificuldade de chegarem estas informações, Márcia idealizou o Menopausa Sem Vergonha Itinerante-híbrido, que vai acontecer no bairro Restinga, em Porto Alegre, através de um financiamento coletivo na plataforma Benfeitoria (clique aqui para acessar e contribuir), com recompensas e diversas opções de colaboração.
A campanha segue até o dia 20 de setembro e vai atender o Grupo Marias, coletivo de mulheres do bairro Restinga acompanhado pela Psicopedagoga Rosana Kasper, que promove ações de inclusão social e economia solidária.
Serão realizados quatro encontros de forma híbrida, entre profissionais da saúde da mulher (a educadora física Márcia Selister, a ginecologista Carla Vanin, a geriatra Berenice Werle, a dermatologista Themis Rosa e a fisiopelvica Keila da Silva) com o grupo de mulheres da comunidade, onde elas poderão esclarecer dúvidas sobre o tema.
Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (51) 99236-6951, com Cecília Daudt.
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::
SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS
Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.