GOLPISMO

Onyx ataca STF e faz plateia cantar trecho de hino: “Pátria livre ou morrer pelo Brasil”

Lorenzoni foi a principal atração da abertura do CPAC Brasil, o "maior evento conservador do mundo"

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Ministro do Trabalhou se referiu ao coronavírus como "vírus chinês" - Reprodução/Youtube

O ministro Onyx Lorenzoni (Trabalho e Previdência) foi a principal atração da primeira parte do CPAC (Conservative Political Action Conference) Brasil 2021, o autointitulado "maior evento conservador" do mundo, que reúne líderes de extrema-direita em diversos países.

Em palestra na manhã desta sexta-feira (3), atacou o Supremo Tribunal Federal (STF) e convocou a plateia a contar, em coro, trecho do Hino da Independência: “Brava gente brasileira! Longe vá, temor servil. Ou ficar a pátria livre ou morrer pelo Brasil. Ou ficar a pátria livre ou morrer pelo Brasil”.

O evento teve início por volta das 11h30 no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, na região central de Brasília (DF), e vai até a noite do próximo sábado (4). O principal convidado internacional é o filho do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump, o ativista de direita Donald Trump Jr.

O discurso de Lorenzoni teve cerca de 15 minutos e teve ataques diretos aos ex-presidentes petistas Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. Em tom exaltado, ele convocou a plateia a comparecer nas manifestações pró-Bolsonaro marcadas para 7 de setembro.

“No dia 7, nós vamos todos parar a rua. No dia 7, nós vamos de verde e amarelo. Vamos levar nossos filhos e filhas, nossos avós, netos, levar nossa alma e coração para que fique muito claro que Supremo é o povo brasileiro”, disse o ministro

Em outro trecho da fala, Lorenzoni apresentou uma imagem com a expressão "vírus chinês" e fez declarações em tom pejorativo contra a China.

Veja algumas fotos da apresentação de Onyx:


Apresentação de Onyx começou com foto de Lula e Dilma / Reprodução/YouTube


Em seguida, ministrou mostrou fotos de Lula com Fidel Castro e Hugo Chávez / Reprodução/YouTube


Onyx mostrou foto de Jair Bolsonaro com a faixa presidencial / Reprodução/YouTube

Além de Onyx, outro integrante do governo do presidente Jair Bolsonaro discursou no início do evento. O presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Rafael Nogueira, elogiou a presença de bandeiras da monarquia na plateia.

O deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), um dos organizadores da edição anterior do evento que ocorreu no Brasil, também participou da abertura da CPAC. Neste ano, o evento foi organizado pelo Instituto Conservador Liberal (ICL).

Edição: Leandro Melito