cultura

Programa Bem Viver debate disco ‘Sobrevivendo no Inferno’, dos Racionais MC's

O álbum, patrimônio da música brasileira, é considerado de aula de história do Brasil e a manifesto anti-racista

Ouça o áudio:

O Racionais MCs é formado por Mano Brown, Edi Rock, KL Jay e Ice Blue - Foto: Divulgação
Ele não nasceu um clássico, ele se fez um clássico

Considerada uma das produções mais emblemáticas do grupo de Rap Racionais MC's, o disco “Sobrevivendo no Inferno” é entendido como uma aula de história do Brasil, um manifesto anti-racista e um posicionamento contra a violência policial e a descriminação da população negra. A obra é reconhecida por diversos estudiosos como patrimônio da música nacional, entre eles o pesquisador Arthur Dantas Rocha, entrevistado na edição de hoje (3) do Programa Bem Viver.

Continua após publicidade

Recentemente, ele lançou o livro “Racionais MC's: Sobrevivendo no Inferno”, que faz parte da coleção o “Livro do Disco”, da Editora Cobogó, e ressalta a importância do álbum para a música e para a luta anti-racista no Brasil e no mundo. “Ele não nasceu um clássico, ele se fez um clássico e se provou um disco incontornável”, pontuou.

O autor inicia o livro falando sobre necropolítica, um assunto que considera essencial para entender a obra dos Racionais. “Falar de necropolítica é dizer que no sistema que gente vive os corpos de determinados grupos sociais foram feitos para serem mortos. Essa ideia é forte o suficiente para dar o contorno do que vai ser discutido no livro.”

Lançado em 1997, “Sobrevivendo no Inferno” é considerado um marco do Rap nacional, mas durante muito tempo foi atacado e criminalizado por parte da sociedade. O trabalho carrega também a marca de ser uma produção independente, com todas as faixas captadas em uma gravadora criada pelo próprio grupo.

“Essa reação de início, em especial dos meios de comunicação, é fruto do racismo brasileiro. As pessoas não sabiam como lidar, não conseguiam achar um lugar para a obra dentro da cultura brasileira. Os Racionais causaram um curto circuito”, disse Arthur. “O Rap tem que ser o que ele quiser ser. É um gênero livre para dizer o que achar que deve ser dito.”

Fome no Brasil

Em mais um capítulo da série especial de reportagens Fome no Brasil, o Brasil de Fato volta ao Pará para conhecer famílias que vivem na Vila da Barca, em Belém, reconhecida como uma das maiores comunidades de palafita do Brasil.

A reportagem ouviu mães chefes de família que diariamente precisam fazer o impossível para garantir a alimentação dos filhos. Em alguns dias elas até teriam dinheiro para comprar comida, mas o valor acaba sendo usado para comprar botijão de gás.

A inflação do país pode não estar tão alta como em outros momentos, mas o preço dos produtos de primeira necessidade aumentou exponencialmente, como os alimentos e o gás. Em Belém, o preço médio do botijão está em R$ 116.

Covid-19 longa

Já é consenso entre especialistas que a Covid-19 não é apenas uma doença respiratória. Apesar de apresentar sintomas parecidos com os da gripe, o vírus atinge diversos sistemas do organismo.

Essa característica da doença fica mais evidente no processo de recuperação dos infectados: mesmo sem o vírus no corpo, pacientes sentem dores, falhas de memória, ou perda de outros sentidos. Mesmo quem tem sintomas mais leves, como a alteração do paladar, enfrenta desconfortos que acabam desencadeando quadros de depressão e ansiedade.

Em São Paulo, o Hospital das Clínicas, referência no tratamento de pacientes, companha um grupo de 800 pessoas com sintomas da chamada Covid-19 Longa. A Rádio USP conversou com uma das responsáveis pelo programa, a médica e professora Linamara Rizzo Battistella, que atua no Instituto de Medicina Física e Reabilitação.

Ela relata que pacientes que tiveram alta há um ano e ainda sentem cansaço, tontura, dor e dificuldade respiratória.

Ouro ilegal

Pelo menos 28% do ouro produzido no Brasil entre 2019 e 2020 teve evidências de irregularidades, segundo dados levantados por cientistas da Universidade Federal de Minas Gerais. O problema foi observado inclusive em produtos certificados.

O levantamento aponta que 90% da produção ilegal de ouro no Brasil vêm de garimpos que estão na Amazônia, que falta fiscalização e que há uma relação direta entre a atividade e a destruição da floresta e de terras indígenas.

Ao todo, 21 mil hectares de floresta amazônica foram desmatados para mineração entre 2019 e 2020, a grande maioria no Pará. Desses total desmatado, 5 mil hectares foram em terras indígenas homologadas, ameaçando povos originários que como os Kayapó, Yanomami e Munduruku.

Das 174 toneladas de ouro negociadas no ano passado e no ano retrasado, 38% vieram de origem desconhecida, 28% foram identificadas como irregulares e apenas 34% tiveram origem legal, segundo o estudo, que investigou caminhos percorridos pelo ouro brasileiro a partir de dados de desmatamento.

A base de dados foram as 17.500 transações com ouro realizadas nos dois anos analisados. Em quase 40% delas não havia nenhum tipo de informação sobre o local de origem, o que é obrigatório. O estudo teve participação do Ministério Público Federal, que após a publicação entrou como uma ação civil pública contra a Agência Nacional de Mineração e o Banco Central.

O total de ouro produzido no Brasil com sinais de ilegalidades é de 48,9 toneladas. Mais de 70% do produto é vendido para o Canadá, Reino Unido e Suíça. A solução para o problema é fiscalização, inclusive nos países compradores.


Confira os horários de transmissão do programa Bem Viver / Brasil de Fato

Sintonize

O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Sarah Fernandes