Distrito Federal

Luta Pela Vida

Anmiga promove campanha de arrecadação para II Marcha das Mulheres Indígenas

Para acolher cerca de 4 mil mulheres, rede de apoio recebe cobertores, roupas de frio, fraldas, brinquedos e alimentos

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Mulheres Kayapó chegam ao acampamento da II Marcha Nacional das Mulheres Indígenas. - Anmiga

A Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (Anmiga) promove entre os dias 7 e 11 de setembro a 2ª Marcha Nacional das Mulheres Indígenas, em Brasília. Com o tema “Mulheres originárias: Reflorestando mentes para a cura da Terra’, é aguardada a participação de aproximadamente 4 mil mulheres, com mais de 150 povos, vindas de todos os biomas do Brasil.

A militante de direitos indígenas e coordenadora da Anmiga, Braulina Baniwa, disse que a Articulação Nacional já se prepara para acolher as mulheres durante os três dias de atividade, que acontecem no espaço da Fundação Nacional de Artes (Funarte).

Nesse sentido, a Articulação Nacional lançou uma campanha de arrecadação de cobertores, roupas de frio infantil e adulto, absorventes, fraldas descartáveis, brinquedos e frutas, que já podem ser entregues na Tenda da Comunicação, montada na área externa da Funarte. Em paralelo, a rede criou uma campanha virtual para doações em dinheiro. A meta é arrecadar R$ 400 mil.

Baniwa destaca que “muitas mulheres e crianças estão saindo dos seus territórios pela primeira vez, de lugares diversos e climas muito diferentes de Brasília”, por isso a necessidade do apoio de entidades e população para garantir o bem-estar de todas as participantes.

O manifesto da Anmiga sobre a Marcha destaca que, em virtude das constantes violações de direitos, aprofundadas no contexto da pandemia, as mulheres estão “atuando não somente no enfrentamento à Covid-19, mas na linha de defesa do “Covid sistemático do Governo Federal” e de seus ataques permanentes aos direitos indígenas”.

Programação

A programação da Marcha inicia na terça (7) e pode ser conferida aqui.

Edição: Flávia Quirino