Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
No Result
View All Result
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
No Result
View All Result
Brasil de Fato
Início Política

ATO ANTIDEMOCRÁTICO

Caminhoneiros fazem paralisação em 15 estados e Bolsonaro diz que ação “atrapalha economia”

Bolsonaristas bloqueiam vias em todas as regiões do país; Ministério da Infraestrutura divulgou boletim na madrugada

09.set.2021 às 08h30
Brasília (DF)
Redação

Imagem da greve de 2018 mostra manifestante com bandeira do Brasil à beira de estrada - Carl de Souza/AFP

O Ministério da Infraestrutura divulgou boletim sobre a situação de bloqueios feitos por caminhoneiros bolsonaristas nas estradas e informou que, às 0h30 desta quinta-feira (9), foram registrados pontos de concentração em rodovias federais em 15 estados.

Os estados citados pelo ministério, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), são: Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Espírito Santo, Mato Grosso, Goiás, Bahia, Minas Gerais, Tocantins, Rio de Janeiro, Rondônia. Maranhão, Roraima, São Paulo e Pará.

:: 7 de Setembro não mexeu na popularidade do governo, mas o deixou mais isolado, dizem analistas ::

As paralisações dos caminhoneiros começaram durante as manifestações antidemocráticas do Dia da Independência, na terça-feira (7). Eles seguem protestando mesmo após o fim dos atos convocados pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). As pautas não foram divulgadas de forma clara por líderes e associações.

Organizações sindicais e da categoria dos caminhoneiros têm refutado a ideia de que os protestos demandem melhores condições para os trabalhadores. Wallace Landim, o Chorão, um dos líderes da categoria e presidente da Abrava (Associação Brasileira dos Condutores de Veículos Automotores), disse que os manifestantes representam parcela ínfima dos caminhoneiros e não têm relação com a pauta da categoria.

Bolsonaro gravou um áudio, na noite de quarta (8), pedindo que os caminhoneiros que fazem manifestações liberem as estradas. Na mensagem, diz que os bloqueios “atrapalham a economia”. O presidente teve o pedido reforçado pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas.

:: "Judiciário busca o contragolpe para conter Bolsonaro", diz especialista ::

“Fala aí para os caminhoneiros que são nossos aliados, mas esses bloqueios atrapalham nossa economia. Isso provoca desabastecimento, inflação. Prejudica todo mundo, em especial os mais pobres”, diz Bolsonaro, no áudio que circula nos grupos dos caminhoneiros no WhatsApp e teria sido enviado pelo presidente a um dos líderes da categoria.

“Deixa com a gente aqui em Brasília. Não é fácil negociar, conversar por aqui com outras autoridades, mas a gente vai fazer nossa parte, vai buscar uma solução para isso”, afirma o presidente, na mensagem.

No fim da noite dessa 4ª feira (8), Tarcísio de Freitas enviou um vídeo aos caminhoneiros confirmando a autenticidade do áudio de Bolsonaro e reforçando o apelo pela liberação das estradas: "O áudio [do presidente Jair Bolsonaro] é real, é de hoje e mostra a preocupação do presidente com a paralisação dos caminhoneiros. Essa paralisação ia agravar efeitos da economia de inflação que ia impactar os mais pobres, os mais vulneráveis”.

:: Polícia Federal apreende R$ 505 mil em espécie com prefeito bolsonarista gaúcho rumo a Brasília ::

“A gente sabe que há uma preocupação de todos com a melhoria da situação do país e com a resolução de problemas graves, mas a gente não pode tentar resolver um problema criando outro e principalmente prejudicando os mais vulneráveis. […] Vamos confiar nesta condução, no diálogo e vamos em frente”, diz Tarcísio.

Editado por: Vivian Virissimo
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

AGRICULTURA FAMILIAR

STF suspende despejo de 500 famílias solicitado pela Suzano no Maranhão

Segue sem acordo

Sem citar provas, Gilmar Mendes critica ONGs na retomada das audiências de conciliação sobre marco temporal

EDUCAÇÃO

Enem 2025: saiba critérios para pedir isenção da taxa de inscrição

MONITORAMENTO

Apesar da redução, desmatamento ainda ameaça futuro da Mata Atlântica

5ª edição

‘Foi gigante em todos os sentidos’: dirigente do MST comemora sucesso da Feira da Reforma Agrária em SP

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

No Result
View All Result
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Radioagência
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.