Minas Gerais

COLUNI

Colégio Federal de Viçosa adota sistema de cotas após mobilização estudantil

Adesão à política de cotas foi aprovada por unanimidade

Belo Horizonte (MG) |

Ouça o áudio:

Sistema será adotado a partir de 2022 - Reprodução

Após um ano de mobilizações, estudantes do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa - Coluni UFV, conquistam adoção de sistema de cotas na escola.  O sistema será adotado a partir do ano de 2022, conforme previsto na lei 12.711/2012 e adotado pela maioria das instituições. 

Coluni foi considerado melhor escola pública do Brasil em 2019

Considerada melhor escola pública do Brasil de acordo com o ranking do ENEM de 2019, o Coluni, neste mesmo ano,  possuía em seu processo de seleção 14,81 alunos por vaga. Dos ingressantes, apenas 24% se declararam pardos ou pretos, enquanto 70% se declarou branco. 

Cotas são fruto da mobilização estudantil

No dia 2 de junho de 2020, alunos e ex alunos do colégio fundaram um “Coletivo Antirracista”. Desde a fundação, o coletivo tinha por objetivo principal incluir a política de cotas raciais no processo de seleção do colégio. Amanda Guerra, ex aluna do Coluni e integrante do Coletivo antirracista da escola, afirma que “o assunto das cotas vira e mexe aparecia nos corredores, mas institucionalmente não era um assunto amplamente discutido com os estudantes”.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

A construção de uma Carta Aberta endereçada ao colegiado da instituição foi uma das primeiras ações do coletivo. No documento os estudantes afirmam ver "como necessário e urgente que haja uma movimentação positiva e enérgica das instituições em busca da diversidade e da defesa dos Direitos Humanos. O que passa, inevitavelmente, por garantir a todos o acesso isonômico ao ensino público, gratuito e de qualidade". 

“Esse ofício foi um marco do coletivo pois envolveu pessoas e movimentos da cidade e do estado de modo geral”, declarou Amanda.

Outra ação importante desenvolvida pelo coletivo foi a formação. “Realizamos reuniões abertas nas quais chamávamos alguns convidados para falar sobre a temática”, declarou Amanda. As atividades contaram com a participação de integrantes do movimento negro e do movimento indígena. Para Amanda, essa iniciativa também representa um marco pois “dentro da UFV o Coluni fica muito fechado na escola em si e essa troca e diálogo fortaleceu e contribuiu com a socialização de experiências e com a formação do coletivo”.

Adesão à política de cotas é aprovada por unanimidade

Com mais de 60 assinaturas de movimentos negros, de juventude e populares, entidades e associações pastorais, o ofício elaborado pelos estudantes foi apresentado ao colegiado no dia 25 de agosto de 2020. 

Edital de seleção de estudantes já se encontra aberto

Em reunião extraordinária do Colegiado da Instituição, no dia 29 de setembro, houve votação referente a solicitação apresentada no ofício e, por unanimidade, foi aprovada a adesão do colégio à política de cotas. Por 15 votos a 9 a reunião também deliberou que a implementação da política se dará a partir do exame de seleção de 2021.

Coletivo se responsabiliza por ajudar na implementação

“Entendemos que é parte do nosso papel, enquanto coletivo que agrega alunos e ex-alunos comprometidos com a luta antirracista, sugerir modelos exitosos para garantir a inclusão étnico-racial no colégio”, declaram os estudantes em ofício encaminhado à comissão responsável por analisar a operacionalização do sistema de cotas até o próximo exame de seleção.

Inscrições para o processo seletivo estão abertas e já contam com o sistema de reserva de vagas

Já publicado, o edital de seleção dos estudantes que ingressarão no colégio em 2022 já conta com sistema de reserva de vagas para pessoas que estudaram em escola pública: negras (pretas ou pardas), indígenas, pessoas com deficiência (PCDs) e/ou pessoas de baixa renda. As inscrições estão abertas até dia 8 de outubro e a prova de seleção será aplicada no dia 12 de novembro.

 

Edição: Elis Almeida