Ceará

Paulo Freire

No Ceará, evento celebra centenário de Paulo Freire

Evento acontece de 12 a 19 de setembro com programação totalmente online.

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
Roda de conversa realizada durante a sexta edição da Semana Freiriana, em 2019. - Foto: Leandro Medeiros

De 12 a 19 de setembro acontece a sétima edição da Semana Freiriana do Cariri. Este ano a programação acontece de forma totalmente virtual, em respeito às normas sanitárias. O educador Joelmir Pinho, diretor geral da Escola de Políticas Públicas e Cidadania Ativa (EPUCA) e coordenador da Semana Freiriana do Cariri afirma que esta sétima edição tem um significado todo especial, tanto por celebrar o centenário de nascimento do educador Paulo Freire, quanto por acontecer em um momento de profundas ameaças à vida humana e não humana, em todo o mundo e de modo especial no Brasil. 

Realizada desde 2011, a Semana Freiriana do Cariri é uma iniciativa da EPUCA e desde a terceira edição, em 2013, o projeto passou a ser bienal. “Mais que uma justa homenagem a Paulo Freire, a Semana é um momento de diálogos sobre educação, para além do ambiente escolar, inspirado na amorosidade, no cuidado, na criticidade e no sonho de uma nova sociedade, que marcaram a obra e a vida do educador pernambucano”, explica Socorro Souza, diretora financeira da EPUCA.

Questionado sobre as expectativas para o evento deste ano, Joelmir afirma que “nossa única expectativa é de que as pessoas acolham nosso convite e participem ativamente da agenda deste ano, nos ajudando assim a seguirmos gerando desconformo de forma amorosa, objetivo da Semana desde sua primeira edição, em 2011”.

Em função da persistência da covid-19 e dos baixos índices de imunização da população, o evento será totalmente online, com parte da agenda [aquela que acontecerá à noite], sendo transmitida pelo canal da EPUCA no YouTube. As outras atividades acontecerão todas no Zoom, com link individual sendo fornecido para cada pessoa inscrita na respectiva atividade na plataforma Sympla. As inscrições seguirão abertas até algumas horas antes de cada atividade.

Cartas para Paulo

Durante os oito dias de evento serão realizados dois shows musicais, cinco rodas de conversa e quatro encontros de saberes e fazeres que dialogam com uma perspectiva freiriana de educação e de mundo. Além disso, está em curso um movimento visando estimular a escrita de Cartas para Paulo, que serão partilhadas em um encontro programado para o dia 18 de setembro à tarde, dentro da agenda da Semana Freiriana do Cariri.

Segundo Joelmir, “Paulo Freire era muito dado a escrever cartas, algumas compiladas em livros, mas também tinha o hábito de escrever pequenos textos, bilhetes, para pessoas que lhe eram mais próximas”. A ideia, de acordo com ele, é convidar as pessoas, de qualquer parte do planeta, a escrever suas cartas para Paulo e partilhá-las durante o encontro virtual que acontecerá na tarde de 18 de setembro, véspera do aniversário de Paulo Freire. “O comitê gestor da EPUCA ventila a possibilidade de, posteriormente, e com a devida autorização de quem escreveu cada uma delas, publicar essas cartas através do selo editorial IbiKariri”. Para participar da iniciativa basta enviar sua carta para o e-mail [email protected] com o assunto “Cartas para Paulo”.

Ainda no dia 18 à noite será realizado o lançamento do livro "Cenários da Libertação: Paulo Freire na prisão, no exílio e na universidade", de autoria do sociólogo baiano, Clodomir Santos de Morais (já falecido), reeditado pela Editora Expressão Popular em parceria com o Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC-Sindicato).

Financiamento coletivo

Para viabilizar o projeto a comissão organizadora da Semana lançou uma campanha de financiamento coletivo (vakinha online). Como explica Socorro Souza, "vamos precisar de muitas parcerias, de muitas energias e de um fazer coletivo que será decisivo". Uma novidade na campanha de financiamento coletivo deste ano é que para cada 2.021 reais arrecadados, serão distribuídas cem mudas de plantas nativas ou frutíferas a partir da parceria com produtores de mudas do Cariri e do Sertão Central cearenses. Quem preferir, pode apoiar fazendo um pix com qualquer valor para [email protected], informa Socorro.

Edição: Monyse Ravena