Funcionalismo

Em Curitiba audiência debate nova reforma da previdência para servidores

Servidores municipais são contra o projeto e devem se mobilizar

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
A medida deve alterar o tempo de aposentadoria, valores de contribuição e até cobrar de aposentados - Foto: Rodrigo Fonseca/CMC

A Câmara Municipal de Curitiba realiza, nesta sexta-feira (17), debate sobre mais uma reforma da previdência dos servidores municipais.

Após o "pacotaço" de 2017, que gerou conflito com a categoria, agora o prefeito Rafael Greca (DEM) quer adequar a Reforma da Previdência aprovada no Congresso Nacional pelo governo Bolsonaro, do qual é aliado, ao município. A medida deve alterar o tempo de aposentadoria, valores de contribuição e até cobrar de aposentados.

A nova medida altera o tempo de contribuição mínima para aposentadoria, com 62 anos para mulheres e 65 anos para os homens. Também propõe o desconto de servidores aposentados que atualmente já não precisam mais contribuir com o Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC).

“Estamos dispostos a ir à luta, se preciso à greve, valendo-nos de nosso sindicato, o Sismuc [Sindicato dos Servidores Públicos Municipais Curitiba], para impedir a aprovação de tamanho ataque à nossa condição de vida, quando a pandemia está mostrando que os serviços públicos e os servidores são essenciais para salvar vidas e assistir a população”, aponta o Coletivo Sismuc Somos Nós, contrário à proposta.

Segundo o advogado e especialista em previdência, Ludimar Rafanhim, o modelo “parece que vai copiar a reforma do Ratinho um pouco piorada”.

O evento é uma iniciativa dos gabinetes parlamentares de Pier Petruziello e Marcelo Fachinello. O debate, a partir das 14 horas, será transmitido nas redes sociais do Legislativo – YouTube, Facebook ou Twitter da Câmara Municipal de Curitiba.

Fonte: BdF Paraná

Edição: Lia Bianchini