Acompanhe

Professores debatem legado de Paulo Freire

Um dos mais influentes pensadores brasileiros, Freire estaria prestes a completar 100 anos; veja como assistir ao debate

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Exilado por 16 anos durante a ditadura, Freire é um dos autores mais lidos da pedagogia mundial
Exilado por 16 anos durante a ditadura, Freire é um dos autores mais lidos da pedagogia mundial - Reprodução

Cinco professores debatem, sob diferentes ângulos, a atualidade do pensamento de Paulo Freire nesta quarta-feira (15), a partir das 16 horas. O pensador brasileiro completaria 100 anos no próximo domingo (19), e a transmissão ao vivo do Brasil de Fato faz parte das celebrações do centenário.

Continua após publicidade

Entre os convidados, estão Venício Lima, professor emérito da Universidade de Brasília (UnB), autor de Comunicação e cultura: as ideias de Paulo Freire e Paulo Freire: a prática da liberdade, para além da alfabetização; Daniela Lopes Oliveira Dourado, pedagoga e mestre em Educação de Jovens e Adultos (EJA); e Miriam Brighente, doutoranda no programa de Estudos Educacionais da Eastern Michigan University, nos EUA, e associada do programa de extensão universitária Southeast Michigan Stewardship Coalition, onde lidera uma iniciativa de práticas de justiça social para deficientes por meio de uma educação baseada na comunidade.

Também participam do debate Nima Spigolon, doutora em Educação e professora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e Juliano Peroza, autor de Pedagogia do Inédito Viável: O pensamento utópico freiriano e a formação de professores e professor do Instituto Federal do Paraná (IFPR).

A conversa sobre o legado de Paulo Freire será transmitida em tempo real nos canais do Brasil de Fato no Facebook e no Youtube.

Nesta página, também será possível assistir a partir das 16h, assim que o debate for iniciado.

Edição: Anelize Moreira