Internacionalismo

É lançado livro que atualiza o debate sobre as lutas anti-imperialistas no mundo

Organizada pelo historiador Luís Eduardo Fernandes, a publicação é a primeira de uma coleção sobre o tema

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
"O imperialismo já passou tempo demais afastado do debate das esquerdas, é hora de retomá-lo", defende a divulgação de pré-venda do livro - Divulgação

Faz sentido falar de imperialismo para entender o momento atual? De que forma as dinâmicas imperialistas nesse contexto do capitalismo global se relacionam com a situação política pela qual o Brasil está passando hoje? Essas são algumas das questões abordadas no livro Introdução ao Imperialismo Tardio, que deve ser lançado em dezembro e já abriu sua pré-venda pelo site Catarse

Continua após publicidade

Publicado pelas editoras Ruptura Editorial e Lavrapalavra, o livro é organizado pelo historiador e professor Luís Eduardo Fernandes e reúne artigos de marxistas consagrados e jovens pesquisadores do Brasil e do mundo. 

::Às vezes, O Capital de Marx é travesseiro; às vezes, nos obriga a aprofundar as lutas::

Entre os autores estão o economista terceiro mundista franco-egípcio, Samir Amin; o autor do livro Imperialism in the Twenty First Century: Globalization, Super-Exploitation, and Capitalism´s Final Crisis, John Smith; a especialista em economia política Intan Suwandi; o professor catedrático aposentado da Universidade de Coimbra, António Avelãs Nunes; co-autor do livro A Theory of Imperialism, Prabhat Patnaik. Compondo a seleção de pesquisadores brasileiros estão, entre outros, Marcelo Braz e Juliane Furno, colunista do Brasil de Fato

As dinâmicas que implicam na retirada de riquezas dos chamados países periféricos para os centrais, os monopólios globais, a atualização dessa lógica por meio das fronteiras tecnológicas são algumas das abordagens que não apenas atualizam o debate sobre imperialismo, como o inserem na maneira como ele reverbera no nosso cotidiano.  

A coletânea de ensaios é a primeira publicação da nova coleção Crítica do Imperialismo. Visando retomar a tradição crítica das lutas anti-imperialistas, a coleção surge do entendimento de que os debates abertos sobre o tema perderam espaço desde o fim da Guerra Fria.  

“Substituído pela crítica muitas vezes amansada da ‘globalização’ ou da ‘nova ordem mundial’, nos círculos acadêmicos, e até em determinados espaços de militância, as posições anti-imperialistas passam por defasadas, inapropriadas, ou até desatualizadas, como se o imperialismo tivesse caído junto ao Muro de Berlim”, argumentam as editoras que lançam a coleção. 

Entrelaçando questões como racismo, fascismo, religião e direitos humanos, o livro Introdução ao Imperialismo Tardio defende a atualidade e a importância das lutas anti-imperialistas no Brasil e no mundo.  

Edição: Vinícius Segalla