Na mira do Senado

Ao vivo: Diretor da Prevent Senior, acusada de usar cobaias humanas em kit covid, fala à CPI

Plano de saúde administrou hidroxicloroquina e azitromicina sem consentimento dos pacientes; nove vieram a óbito

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Diretor-executivo da operadora de saúde Prevent Senior, Pedro Benedito Batista Júnior chega ao Senado Federal - Edilson Rodrigues/Agência Senado

Nesta quarta-feira (22), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid escuta Pedro Benedito Batista Júnior, diretor-executivo do plano de saúde Prevent Senior. A empresa é acusada de ter realizado um estudo com hidroxicloroquina e azitromicina com pacientes de covid-19, mas sem avisá-los. A operadora ainda é acusada de ter omitido nove mortes entre tais pacientes e de ter recebido apoio do presidente Jair Bolsonaro e de seus filhos, Flávio e Eduardo.

A pesquisa, que teria iniciado em 25 de março de 2020, duas semanas após a Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciar a pandemia do coronavírus, foi ocultada dos pacientes e seus familiares.

::Bolsonaro pode ser preso caso descumpra isolamento recomendado pela Anvisa na volta dos EUA::

Em mensagem enviada aos funcionários da Prevent Senior, Fernando Oikawa, diretor do plano de saúde, afirma. “Iremos iniciar o protocolo de hidroxicloroquina e ivermectina. Por favor, não informar o paciente ou familiar, sobre a medicação e nem sobre o programa.”

A omissão da Prevent Senior foi revelada pela GloboNews no dia 16 de setembro. De acordo com a emissora, o plano de saúde mentiu no relatório sobre a pesquisa realizada em pessoas contaminadas com covid-19. No texto final, a empresa afirmava que apenas dois pacientes morreram após o uso combinado dos medicamentos. Na verdade, foram nove.

::Prevent Senior não avisou a pacientes que morreram que eles tomariam cloroquina e ivermectina::

Os primeiros resultados da pesquisa foram divulgados pela Prevent Senior em 15 de abril de 2020. Três dias depois, em sua conta pessoal no Twitter, Bolsonaro divulgou o estudo feito pelo plano de saúde.

“De um grupo de 636 pacientes acompanhados pelos médicos, 224 não fizeram uso da hidroxicloroquina. Destes, 12 foram hospitalizados e 5 faleceram. Já dos 412 que optaram pelo medicamento, somente 8 foram internados e, além de não serem entubados, o número de óbitos foi zero. O estudo completo será publicado em breve”, disse o presidente.

Assista ao depoimento ao vivo pelo Youtube:

Confira os destaques pelo Twitter:

Edição: Vivian Virissimo