Rio de Janeiro

MERENDA ESCOLAR

Justiça manda Prefeitura do Rio recarregar cartão alimentação de estudantes em até 72 horas

Arresto foi pedido pela Defensoria Pública após prefeitura informar que não faria recarga de valores de agosto

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
cartão alimentação
Arresto foi pedido pela Coordenadoria de Infância e Juventude da Defensoria Pública do Rio no mês passado, logo após a Prefeitura informar que não faria a recarga dos valores de agosto aos estudantes - Reprodução

A Justiça determinou que a Prefeitura do Rio faça a recarga do cartão alimentação do mês de agosto aos 630.240 estudantes da rede municipal de ensino, que tiveram o benefício suspenso no mês passado. A Prefeitura tem um prazo de 72 horas (que vence sexta-feira) para realizar o pagamento.

Leia mais: Estudantes voltam às aulas nas escolas municipais do Rio e cartão-alimentação é suspenso

Caso contrário, segundo a decisão, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro fará o arresto imediato de R$ 34 milhões dos cofres do Município, valor equivalente ao pagamento do beneficio.

O arresto foi pedido pela Coordenadoria de Infância e Juventude da Defensoria Pública do Rio no mês passado, logo após a Prefeitura informar que não faria a recarga dos valores de agosto aos mais de 600 mil estudantes por conta da abertura de grande parte dos colégios.

A Defensoria, entretanto, não concordou com esse argumento uma vez que os alunos continuam se revezando entre as aulas presenciais e virtuais, fazendo-se necessária a continuidade do benefício para garantia da segurança alimentar dos alunos quando não estiverem frequentando presencialmente as aulas.

A Defensoria também afirma que a resposta da Prefeitura viola a cláusula quinta do acordo firmado em agosto de 2020, que diz expressamente que o termo “terá validade desde a data de sua assinatura e perdurará até o completo retorno das aulas presenciais na rede pública municipal de ensino, suspensas em decorrência da pandemia da covid-19”.

Leia também: Alunos de escola pública se alimentam melhor do que os da rede privada, diz pesquisa

O vereador Chico Alencar (Psol) disse, nas redes sociais, ainda que o valor seja baixo, o recurso do cartão-merenda é muito necessário, pois as famílias mais carentes precisam desse auxílio para garantir o direito à alimentação escolar de seus filhos.

"Vivemos tempos sombrios de carestia, inflação e aumento da pobreza e da fome. Além disso, o plano da Prefeitura de servir as refeições de forma presencial nas escolas não contempla todo mundo", comentou o vereador.

Entenda o acordo

O acordo entre a Prefeitura do Rio e a Defensoria Pública foi assinado no dia 12 de agosto de 2020 com objetivo de garantir a alimentação dos alunos que ficaram sem a merenda após a suspensão das aulas em razão das medidas de isolamento social decorrentes da Covid-19.

A recarga deve ser feita, segundo os termos do acordo, sempre no dia 10 de cada mês. O valor de R$ 54,25 foi estabelecido com base em um estudo do Instituto de Nutrição Annes Dias e corresponde ao valor necessário para adquirir os gêneros alimentícios que os alunos consumiam na escola. Na hipótese de ensino híbrido,  as recargas são devidas.

Edição: Eduardo Miranda