Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Política

ENTREVISTA EXCLUSIVA

Relatório da CPI sai até 10/10 e pode chegar ao Tribunal Penal Internacional

O documento deve pedir o indiciamento de Bolsonaro por crimes comuns e será encaminhado à PGR

22.set.2021 às 18h52
São Paulo (SP)
Redação

Em entrevista transmitida ao vivo pelo Brasil de Fato, o senador diz que a investigação prova "que o governo federal adotou uma estratégia criminosa" no enfrentamento à pandemia. - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Ao afirmar que o encerramento da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid não deve passar do dia 10 de outubro, o senador Humberto Costa (PT-PE) afirmou, em entrevista exclusiva transmitida ao vivo pelo Brasil de Fato, que a investigação prova "que o governo federal adotou uma estratégia criminosa" no enfrentamento à pandemia.

No que diz respeito aos caminhos que o relatório final da CPI deve percorrer para responsabilizar o governo federal pela catástrofe sanitária, Humberto Costa destaca quatro vias. "Nossa ideia é que ninguém nesse processo fique impune", diz. 

Para a presidência da Câmara dos Deputados, será enviado o que a CPI detectou no que diz respeito a crimes de responsabilidade, praticados contra a Constituição e em violação ao direito à vida e à saúde.

"O relatório que fala de crimes comuns, especialmente contra a saúde da população, desrespeito à legislação sanitária e a disseminação da epidemia, vamos encaminhar para o Ministério Público", explica Costa, detalhando que nesse documento constarão nomes como o de Roberto Ferreira Dias (ex-diretor do Departamento de Logística em Saúde da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde) e do coronel Elcio Franco (secretário-executivo do Ministério da Saúde durante a gestão de Pazzuelo). 

::Leia também: Prevent Senior na CPI: fraudes em atestado de óbito, tratamento precoce e gabinete paralelo

O documento indiciando o presidente Bolsonaro por crimes comuns será encaminhado à Procuradoria Geral da República (PGR). No Alto Comissariado da ONU a CPI também pretende abrir mais uma representação contra Bolsonaro. 

"Há um debate sobre cometimento de crime contra a humanidade e a possibilidade de genocídio, que levaria a um processo que pode chegar até o Tribunal de Haia, na Holanda", acrescenta o senador. 

De acordo com Costa, houve por parte do governo Bolsonaro a busca pela imunidade coletiva pela transmissão da doença. 

"Daí decorrem todos os tipos de crimes e ações equivocadas, como omissão nos testes, nas vacinas, a demora em viabilizar o acesso das pessoas aos leitos de UTI, a vacina propriamente dita, a orientação para o uso de medicamentos que não tem nenhuma eficácia contra a covid-19, bem como todo o negacionismo aplicado pelo governo", elenca. "Quando resolveu finalmente comprar vacinas, foi atrás de intermediários em processos equivocados do ponto de vista da licitude", completa o senador.

Questionado sobre a abertura de um impeachment contra Bolsonaro, Costa avalia que as descobertas da Comissão são importantes, porém não determinantes.

Em sua visão, para que seja possível, seria preciso a massificação das manifestações de rua e, com isso, o desestabilização do que considera uma "maioria sólida" de apoiadores do presidente na Câmara dos Deputados.

Humberto Costa conversou, ainda, sobre qual considera ter sido o papel da CPI no atual contexto; alguns dos depoimentos feitos na comissão que considerou "mais nauseantes" e a expectativa com o resultado da operação de busca e apreensão na empresa Precisa Medicamentos. 

Confira a entrevista completa:

 

Editado por: Anelize Moreira
Tags: covidcpigenocídio
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

INTERNACIONALISMO

Ativistas palestinas participam de encontro no Recife, nesta quinta-feira (3)

JUSTIÇA TRIBUTÁRIA

Campanha do PT por taxação dos mais ricos mira Congresso, que ‘fala em corte, mas aumenta seus gastos’, diz cientista político

MOVIMENTO CAMPONÊS

Combate à fome no Haiti: centro agroecológico forma agricultores para produzir comida de verdade

AGROECOLOGIA

Teste confirma que cuscuz produzido pelo MST em Pernambuco não tem agrotóxicos ou transgênicos

Desrespeito

Bancada do agro usa sessão na Câmara para atacar Marina Silva e políticas ambientais

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.