Clima

Queimadas e tempo seco castigam o DF; previsão é de chuva nos próximos dias

Segundo o Ibram, até o dia 15 de setembro foram registrados 110 focos de incêndio

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Nesta quarta-feira (22), Brasília amanheceu encoberta de fumaça. - Foto: Lucas Lemos

O Distrito Federal registrou essa semana a temperatura mais quente do ano: 37,1º nesta terça-feira (21), segundo medição da estação meteorológica de Águas Emendadas, na região de Planaltina.

Continua após publicidade

O tempo altamente seco, com umidade relativa do ar chegando próximo a 10%, combinado com as altas temperaturas, torna o clima da capital do país quase inóspito para quem se aventura a sair na rua, especialmente entre 11h e 17h. 

"Agora é período de transição do inverno para o começo da primavera, estamos no pico das altas temperaturas no DF. Geralmente, o mês de outubro é o que registra os dias mais quentes historicamente. Estamos recebendo radiação solar intensa, com pouquíssima nebulosidade, por estarmos ainda período seco, então essa radiação incide diretamente na superfície e a gente tem esses recordes de temperatura", explica a meteorologista Naiane Araújo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). 

Segundo ela, setembro e outubro costumam registrar dias mais quentes do que no verão (que começa em dezembro), quando há mais nuvens e o volume de chuvas é muito maior.

"A chuva atua como um termoregulador, ou seja, um regulador da temperatura". A maior temperatura no DF foi registrada no dia 9 de outubro do ano passado, de 37,8º C, também pela estação de Águas Emendadas.  

Essa época também registra o maior número de incêndios florestais na região. Levantamento Instituto Brasília Ambiental (Ibram), que monitora as queimadas nos parques e unidades de conservação do DF, mostra que, até o dia 15 de setembro, foram notificados 110 focos de incêndio, número um pouco acima da média histórica.

O número ainda é menor do que os 163 focos registrados em agosto, mas como só foram registrados os primeiros 15 dias de setembro, a tendência é que este mês ultrapasse o anterior.

Em termos de área atingida, as queimadas ocorridas na primeira quinzena de setembro abrangem uma área de 787,2 hectares, o que equivalente 787 campos de futebol, superando, de longe, todos os meses anteriores.  

Previsão de chuva

Muito aguardada pelos brasilienses, a chuva deve finalmente dar o ar da graça nos próximos dias. O Inmet prevê pancadas isoladas em algumas regiões da capital já nesta quinta-feira (23). Não há estimativa do volume de chuva, mas ela deve prosseguir ao longo do fim de semana, dando um pouco de refresco.   

"Vai ter um alívio, com uma temperatura ainda alta, na faixa dos 30º C, mas bem menor do que o que estamos vendo agora, que chegou a 37º C. O principal é melhora na umidade relativa do ar, que vai aumentar e favorecer formação de áreas de instabilidade para mais chuvas", afirma Naiane Araújo, do Inmet.

Apesar do alívio, explica a meteorologista, essa nova estação, a primavera, que começa oficialmente nesta quarta-feira (22), tem uma característica híbrida, com dias chuvosos típicos do verão, e outros de tempo muito seco e com altas temperaturas.

Fonte: BdF Distrito Federal

Edição: Flávia Quirino