Cultura do estupro

Após ser expulso de reality, Nego do Borel é investigado por estupro de vulnerável

Cantor já é acusado de violência doméstica por três ex-namoradas

Brasil de Fato | São Paulo - SP |
Cantor está na casa da mãe no Rio de Janeiro; em vídeo ele ri e manda beijos após ser expulso - Reprodução

O cantor Leno Maycon Viana Gomes, conhecido como Nego do Borel é investigado pela polícia por estupro de vulnerável dentro do reality show A Fazenda 13, exibido pela TV Record. 

O caso ocorreu na madrugada de sábado (25) envolvendo a modelo Dayane Mello. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP- SP), "A advogada da vítima compareceu ao distrito policial e relatou os fatos, além de apresentar um pendrive com as imagens do ocorrido. O caso foi registrado pela Delegacia de Itapecerica da Serra."

O órgão enfatizou que outros detalhes da investigação serão preservados para "garantir a autonomia do trabalho policial".

Imagens do programa mostram que o cantor insiste em dormir com a modelo, que demonstrava estar inconsciente após ingerir bebida alcóolica durante uma festa na noite de sexta-feira.

Com as luzes apagadas, a câmera mostra movimentos embaixo do edredom onde estavam. Nas redes sociais, o público destacou que a modelo pede para Borel parar porque tinha uma filha.

:: O que a acusação de violência contra Nego do Borel tem a ver com a cultura do estupro?

Alguns participantes de A Fazenda também alertaram o cantor. "Papo sério. Se ela não responder, você que sai, Nego", disse o cantor MC Gui, ao questionar Dayane se ela queria sair da cama em que estava e ela não responder. "Pra não dar problema, tira ela daí", pediu a atriz Solange Gomes

Dayane passou por atendimento psicológico e foi ouvida pela direção do programa, que decidiu por expulsar o cantor no sábado (25).

Em nota, a TV Record diz que está trabalhando na apuração dos acontecimentos através de uma equipe multidisciplinar que faz análise do material gravado, "além de aguardar pelo despertar da Dayane e dos demais peões para juntar mais elementos, falas e depoimentos que pudessem amparar a decisão a ser tomada. Diante dos fatos apurados, a direção da Record TV decidiu pela retirada do Nego do Borel da competição."

Após a saída, a assessoria do cantor disse em comunicado oficial que "a equipe jurídica do artista se encontra neste momento em contato com a  equipe jurídica da emissora para apurar todas as informações e se pronunciará quando tiver maiores detalhes."

A nota ainda reforça: "Deixamos claro  que somos a favor de que a justiça seja feita e pedimos para que evitem julgamentos sem provas ou baseados em pequenos recortes da  internet."

Aqui fora

Na primeira aparição após ser expulso do programa o cantor afirmou estar "muito feliz". Ao lado da mãe Roseli Viana, ele disse em um vídeo publicado no perfil dela: "Oi, meus fãs, cheguei em casa. Eu estou muito feliz, tamo junto. Obrigado, é nóis". Roseli também afirma que "está tudo bem, amanhã a gente conversa". 

:: IBGE revela que uma em cada cinco estudantes já sofreu violência sexual

O cantor é acusado de violência doméstica por três ex-namoradas, incluindo a modelo Duda Reis, que já afirmou ter sido dopada e estuprada enquanto vivia um relacionamento com Borel.

Antes do ocorrido dentro do reality, Duda se pronunciou sobre a presença de Borel na TV:  “A maior pena é uma emissora ter atitudes como essa em diversos anos, colocar agressores com ficha criminal na TV e dar chances para esses homens. É muito triste, muito doloroso e um desserviço à sociedade”, disse a modelo em sua conta no Instagram.

Edição: Arturo Hartmann