Na sexta (24), a Câmara de Cascavel, no oeste do Paraná, promoveu a primeira audiência pública que teve como tema as políticas públicas voltadas para mulheres. O evento foi proposto pelas vereadoras Beth Leal (Republicanos), Professora Liliam (PT) e pelo presidente da Câmara, Alécio Espínola (PSC).
A audiência debateu as principais demandas e reivindicações de movimentos populares, coletivos e organizações de mulheres do município. Entre os encaminhamentos, esteve a necessidade de criação de uma Secretaria Municipal dos Direitos das Mulheres.
“Constatamos no evento de hoje a necessidade urgente de que todas as ações, investimentos, estatísticas e programas do município estejam unificados sob a chancela de uma secretaria, que vai trabalhar de maneira transversal e multidisciplinar para garantir dignidade às mulheres e a efetivação plena de seus direitos”, defendeu Professora Liliam.
Também estiveram entre os encaminhamentos a necessidade de efetivação do Centro de Atendimento à Mulher, já previsto em lei e ainda não construído, necessidade de atendimento especializado aos homens agressores, necessidade de políticas específicas voltadas para mães, gestantes e puérperas, políticas públicas que efetivem e fiscalizem o atendimento humanizado à mãe e ao bebê imediatamente após o parto, acolhimento de mulheres que amamentam nos CMEIs e monitoramento das políticas públicas propostas.