Rio Grande do Sul

Segurança Alimentar

CEDH e Consea RS emitem recomendação conjunta em favor da ocupação do MTST no bairro da Azenha

Cozinha Solidária montada em imóvel abandonado da Capital sofre risco de despejo; documento pede garantia de direitos

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Cozinha Solidária produz marmitas e distribui à população em situação de vulnerabilidade social - Foto: Alass Derivas | @derivajornalismo

O Conselho Estadual de Direitos Humanos do RS (CEDH-RS) e o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do Estado do RS (Consea-RS) emitiram uma Recomendação Conjunta em favor da ocupação de um imóvel abandonado (sem uso e sem função social) na avenida Azenha, em Porto Alegre.

A ocupação foi coordenada pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) na manhã deste domingo (26) e teve como objetivo montar uma "Cozinha Solidária". No local estão sendo recebidas doações e sendo preparadas refeições para pessoas e famílias em situação de rua e de extrema vulnerabilidade social.

:: MTST RS ocupou imóvel abandonado para construir uma Cozinha Solidária na região central de Porto Alegre ::

Os integrantes da ocupação temem uma ação de despejo da Cozinha Solidária nos próximos dias. Como já existe uma decisão favorável à desocupação do imóvel público, há a expectativa da visita de um oficial de justiça comunicando a decisão a qualquer momento.

Nesse sentido, a Recomendação Conjunta do CEDH-RS e do Consea-RS pede que a Justiça leve em consideração que os prédios públicos abandonados devem cumprir alguma função socioambiental, não podendo ficar no estado que se encontrava. Dessa forma, a Recomendação solicita que se garanta a permanência da cozinha no local, para que esta siga auxiliando no "enfrentamento das consequências sociais e econômicas da pandemia de covid-19 como a fome e o desamparo social". Ainda, recomenda que a Justiça priorize a mediação na condução do caso e que se chame às negociações representações do CEDH-RS e do Consea-RS.

Para fazer essa recomendação, ambas as entidades se basearam em uma série de considerações, como o fato de que a União já havia ingressado com ação judicial na Justiça Federal do RS para discutir a posse deste mesmo imóvel, na ocasião em que se tentou destinar o mesmo para moradia popular.

A Recomendação também ressalta o grave fato de que a ação judicial encaminhada pela União busca que sejam citados eventuais advogados ou advogadas que defendam os ocupantes do imóvel em que funciona a Cozinha Solidária, afirmando que esta solicitação pode conformar "uma tentativa de acionamento do Poder Judiciário com intenção de assedio judicial e criminalização de defensoras e defensores de direitos humanos, em especial o direito de estar livre da fome e o direito à moradia, ambos previstos na Constituição da República".

Acesse o documento na íntegra aqui.

Como ajudar

Segundo Eduardo Osório, da coordenação do MTST RS, o projeto das Cozinhas Solidárias é mantido através de apoio voluntário. Aqueles que quiserem colaborar podem entregar alimentos diretamente no imóvel localizado na Avenida Azenha, 1018. As doações para as Cozinhas Solidárias podem ser feitas pelo https://apoia.se/cozinhasolidaria ou através do PIX [email protected], enviando o comprovante para o WhatsApp (51) 99345-1749.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Katia Marko