Eleições 2022

Lula venceria de Bolsonaro, Doria e Leite com folga no 2º turno, aponta pesquisa PoderData

Já o atual presidente perderia a eleição em todas as simulações feitas pelo instituto, que incluem Ciro Gomes, do PDT

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Petista bateria todos os nomes que foram colocados em simulações de segundo turno - Nelson Almeida / AFP

Se as eleições presidenciais de outubro de 2022 fossem nesta quarta-feira (29), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria o atual mandatário, Jair Bolsonaro (sem partido), por 56% a 33% no 2º turno, segundo mostra levantamento do instituto PoderData. 

A diferença entre os dois, de 23 pontos percentuais, se mantém estável dentro da margem de erro em relação à última rodada da pesquisa, divulgada no início do mês, quando quando 55% dos entrevistados disseram que votariam em Lula, contra 30% que preferiam o ex-capitão do Exército.

O mesmo levantamento mostra que o petista bateria todos os nomes que foram colocados em simulações de segundo turno, com larga vantagem. São eles: João Doria e Eduardo Leite, do PSDB, Luiz Henrique Mandetta (DEM) e Ciro Gomes (PDT). Já o atual presidente perderia para todos.

A pesquisa foi feita através de ligações para telefones celulares e fixos. Foram 2.500 pessoas entrevistadas, em 451 cidades espalhadas pelas 27 unidades da federação, entre os dias 27 e 29 deste mês.

Se Lula fosse ao segundo turno com qualquer um dos nomes tucanos, o resultado seria o mesmo, segundo o PoderData: 53% a 15%, com 30% de votos em branco ou nulos e 2% de indecisos.

Edição: Vinícius Segalla