África brasil

Mostra de Cinemas Africanos será transmitida online em plataforma do Sesc

O festival exibirá em 12 sessões, 30 títulos de ficção e documentário legendados em português produzidos em 16 países

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Na abertura do evento, que começa nesta sexta-feira, será transmitido o longa nigeriano Juju Stories, de 2021 - Crédito: 20 Pounds Production

Inicia nesta sexta-feira a Mostra de Cinemas Africanos (MCA), promovida pelo Sesc São Paulo. As exibições irão até o dia 10 deste mês e poderão ser assistidas na plataforma Sesc Digital.

Continua após publicidade

O evento, que ocorre de forma gratuita, traz produções contemporâneas e inéditas no Brasil, feitas no continente africano e na sua diáspora.

O festival exibirá em 12 sessões, 30 títulos de ficção e documentário legendados em português feitos em 16 países, como África do Sul, Nigéria e Uganda, que têm se destacado no cinema de gênero. 

Para além disso, também destacam-se curtas-metragens dirigidos por mulheres e uma seleção de produções árabes do norte da África. 

Segundo nota divulgada pela organização do evento, a realização conta com o apoio da Cinemateca da Embaixada da França no Brasil, do Institut Français e da agência do Ministério das Relações Exteriores e Europeias para a difusão cultural exterior da França.

Todos os filmes da mostra serão exibidos durante a semana do festival, com exceção de "Gagarine'', que ficará disponível apenas por 24 horas, e "Você morrerá aos 20", com limite de 500 visualizações. 

Para Ana Camila Esteves, idealizadora do projeto, “em geral se vincula a ideia de cinema africano a filmes de arte ou político e sempre queremos quebrar esses estereótipos". 

A curadora ainda faz um paralelo com a forma de fazer cinema importada de Hollywood. "Os gêneros cinematográficos africanos são comuns e bem particulares. Não seguem a lógica de Hollywood, por exemplo."

O catálogo digital da mostra estará disponível juntamente com material inédito, que inclui traduções de artigos sobre cinemas africanos, sinopses exclusivas e resenhas dos longas assinadas pelo crítico nigeriano Dika Ofoma.

A Mostra já circulou pelo Brasil em cidades como São Paulo (SP), Salvador (BA), Porto Alegre (RS), Aracaju (SE) e Poços de Caldas (MG), além de contar com três edições online, exibindo mais de cem curtas e longas-metragens de diversas vertentes do cinema africano. Esta é a segunda edição da Mostra de Cinemas Africanos em parceria com o Sesc São Paulo. 

Hoje, na abertura do evento será exibido o filme nigeriano de 2021, Juju Stories, às 20 horas. Confira a programação completa na plataforma Sesc Digital.

Edição: Vivian Virissimo