Memória

Após mobilizações, Casa Branca reconhece pela 1ª vez Dia dos Povos Indígenas dos EUA

Data surgiu como resposta ao feriado do Dia de Colombo e celebra a memória e contribuição das populações originárias

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Estátua do ex-presidente dos EUA Andrew Jackson foi pichada durante manifestação do Dia dos Povos Indígenas em Washington - Anna Moneymaker / Getty Images via AFP

Após ser sugerida e defendida como resposta ao feriado do Dia de Cristovão Colombo, o Dia dos Povos Indígenas foi reconhecido e celebrado por um presidente dos Estados Unidos, pela primeira vez, nesta segunda-feira (11). Em comunicado, Joe Biden falou sobre a data em homenagem às populações originárias — mas também não deixou de comemorar a data em memória ao colonizador italiano que encontrou a América.

"Nunca devemos esquecer a campanha de séculos de violência, deslocamento, assimilação e terror forjada contra as comunidades indígenas e nações tribais em todo o nosso país. Hoje, reconhecemos os sacrifícios significativos feitos pelos povos nativos a este país — e reconhecemos suas muitas contribuições contínuas para nossa nação", afirma a Casa Branca em comunicado.

Leia mais: Artigo | Paulo Galo, o Borba Gato e o terrorismo à brasileira

Em outro texto, Biden relembrou a "viagem histórica" de Colombo que chegou nas Bahamas em 1492. O presidente, contudo, também ressaltou que "hoje" é necessário reconhecer "a dolorosa história de erros e atrocidades que muitos exploradores europeus infligiram às nações tribais e às comunidades indígenas".

"É uma medida de nossa grandeza como nação que não procuremos enterrar esses episódios vergonhosos de nosso passado — que os enfrentemos com honestidade, que os tragamos à luz e façamos tudo o que podemos para enfrentá-los", afirmou o presidente dos EUA.

Antes de ser encampada pelo governo federal, o Dia dos Povos Indígenas já era celebrado por dezenas de cidades e estados dos EUA. A data foi proposta e defendida pelos povos originários dos Estados Unidos ao longo da segunda metade do século XX, acompanhada de uma campanha pela memória do genocídio e a violência praticada pelos europeus durante a colonização da América.

Edição: Anelize Moreira