Notícias da Ásia

Xi Jinping defende "reunificação pacífica" com Taiwan

Aumenta a tensão no Estreito de Taiwan e Pequim critica intromissão estrangeira

Brasil de Fato | São Paulo |

Ouça o áudio:

Xi Jinping, presidente da China, falou em cooperação e diálogo na Assembleia Geral da ONU - Governo da China

O presidente da China, Xi Jinping, afirmou que não há tolerância para a intromissão estrangeira na questão de Taiwan e prometeu alcançar a reunificação nacional. Os comentários ocorrem após um período de tensões, com a China enviando mais de uma centena de aviões militares para o espaço aéreo de Taiwan no espaço de uma semana.

"Ninguém deve subestimar a determinação inabalável, a forte vontade e a grande capacidade do povo chinês de defender a soberania nacional e a integridade territorial. A tarefa histórica da reunificação total da pátria deve ser cumprida, e o será definitivamente", disse Xi.

Pequim também afirma que há relatos de que os Estados Unidos estão há um ano treinando os militares de Taiwan.

A presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, reagiu aos comentários e afirmou que Taipei "não vai se curvar" à pressão de Pequim e que a China não pode determinar os rumos de Taiwan.

Enquanto a China afirma que Taiwan faz parte de seu território, a ilha diz ter independência e busca seu reconhecimento por organismos internacionais e outras nações. Os Estados Unidos costumam vender equipamentos militares para Taiwan, uma questão que costuma ser uma fonte de tensão entre Washington e Pequim.

Edição: Arturo Hartmann