EDUCAÇÃO

Instituto Federal de Pernambuco abre vagas para cursos técnicos, ensino médio e superior

Inscrições são gratuitas e vão até 07 de novembro; seleção não terá prova e utilizará notas do Enem

Brasil de Fato | Recife (PE) |
IFPE abriu mais de quatro mil vagas distribuídas nos 16 campi da instituição em todo o estado - MEC

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) lançou o edital do Processo de Ingresso 2022.1. Sem a realização de provas por causa da pandemia de covid-19, todas as etapas do processo para as 4.631 vagas distribuídas nos 16 campi da instituição serão realizadas pela internet, por meio da análise de desempenho escolar do Ensino Fundamental ou Médio ou da nota geral do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

As inscrições, que são gratuitas, iniciam nesta terça-feira (19) e devem ser feitas até o dia 7 de novembro pelo site do IFPE. Do total de vagas oferecidas, 958 são para cursos superiores; 2.355 para cursos técnicos na modalidade Subsequente – voltada para quem já cursou ensino médio; 1.283 para cursos técnicos na modalidade Integrado ao Ensino Médio; e outras 35 vagas na modalidade Proeja – Qualificação Profissional.

Continua após publicidade

:: Análise | “Brasil, um gigante com pés de barro”: a negação da educação e da tecnologia ::

60% das vagas são reservadas para estudantes de escolas da rede pública e há também cotas para pessoas com deficiência, pretas, pardas e indígenas, além de reserva de vagas para estudantes oriundos do campo.

Para os candidatos que concorrerão às vagas dos cursos técnicos o ingresso se dará por meio da análise do Desempenho Escolar em Língua Portuguesa ou Português e Matemática, com base no histórico escolar. Já os candidatos aos cursos superiores poderão escolher entre apresentar a nota geral do Enem ou o histórico escolar do Ensino Médio ou documento equivalente. No caso da nota do Enem, será aceita uma das cinco últimas edições (2016 a 2020). Quem optar por histórico escolar deverá usar as notas do 1º e 2º anos do Ensino Médio.

Para esclarecer dúvidas, a Comissão Central do Processo de Ingresso 2022.1 disponibiliza o site de atendimento, que ficará ativo durante todo o período do processo. Também serão realizados atendimentos presenciais em todos os campi da instituição, em dias e horários específicos, bem como por e-mail e por telefone.

Fonte: BdF Pernambuco

Edição: Vanessa Gonzaga