Rio Grande do Sul

Artes Visuais

Projeto de incentivo à arte urbana vai trazer muralismo a prédios e oficinas para jovens

Idealizado pelo Lappus, projeto traz artistas para fazer pintura com mais de 60m em prédio de Porto Alegre

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Muralistas Mona Caron e Mauro Neri virão a Porto Alegre realizar a obra, bem como compartilhar conhecimento com jovens artistas da arte urbana local - Reprodução

O Projeto de Incentivo à Arte Urbana vai trazer a Porto Alegre dois importantes artistas para fazer um muralismo com mais de 60 metros em um prédio, além de oficinas com jovens. Idealizado pelo Laboratório de Políticas Públicas e Sociais (Lappus) e realizado através de uma série de entidades parceiras, o Projeto traz os artistas Mona Caron e Mauro Neri, que farão o muralismo em toda a lateral do prédio do edifício sede do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER-RS) e da Procuradoria-Geral do Estado do Rio Grande do Sul (PGE-RS), na Avenida Borges de Medeiros, 1555.

O projeto prevê ainda oficinas realizadas com jovens da periferia e artistas locais. Os jovens poderão acompanhar o trabalho de pintura do prédio e trocar conhecimentos com Mona e Mauro. De acordo com a disponibilidade de tempo e recursos, outros murais menores poderão ser feitos paralelamente na cidade. Siga a página Facebook e o site do Lappus para acompanhar como é possível participar.

Segundo informam os artistas, o objetivo do projeto é reafirmar os valores de cuidado da natureza e de todos os seres humanos de forma igual, com obras de arte esteticamente agradáveis que recordem a pauta. A proposta de desenho apresenta a planta nativa Justicia Gendarussa, também conhecida como "quebra-demanda", "quebra-tudo" ou "vence tudo".

Os artistas explicam que esta é "uma planta de superação, de resiliência ou até resistência, utilizada por religiões de matriz africana, que cresce entre os braços de uma figura que pode ser vista como uma balança, mas também um gesto de cuidado. Estamos lá hoje, nesta balança, nesta escolha perigosa".


Proposta de desenho a ser realizado na lateral do edifício sede do DAER e da PGE (Avenida Borges de Medeiros, 1555) / Reprodução

De acordo com Marcelo Sgarbossa, que faz parte da organização do Projeto, uma característica relevante é o envolvimento gerado entre os artistas locais e internacionais, além das mais de 100 entidades e pessoas físicas que apoiaram o projeto. Ressalta também que Porto Alegre já tem obras e artistas muralistas semelhantes, mesmo que não com o mesmo tamanho e que este tipo de trabalho representa uma arte que é democrática e acessível à toda a população.

"A ideia é que esse grande mural será o maior até agora na cidade. Além de provocar reflexões, a obra irá inserir Porto Alegre no circuito mundial dos grandes murais, como já são São Paulo, Nova York e Paris, por exemplo", afirma.

Objetivos serão atingidos através de parcerias

Segundo informa a organização do Projeto, o objetivo geral da sua realização é estimular a arte urbana local, através de reflexões promovidas por murais em prédios da cidade. Como consequência, está o embelezamento do espaço para que mais pessoas tenham acesso a obras públicas.

Também é um objetivo influenciar a comunidade para reflexões contemporâneas por meio da apreciação da arte urbana, bem como promover o intercâmbio de experiências com jovens da periferia de Porto Alegre e artistas locais.

A parceria institucional entre governo do estado do RS, o município de Porto Alegre, a PGE-RS e o DAER-RS permitiu a realização do muralismo no referido prédio. Além disso, uma série de parcerias com diversas instituições, associações e sindicatos permitiu arrecadar os recursos necessários para a realização do projeto. Quem tiver interesse em contribuir, pode ajudar através da chave Pix [email protected]. Mais informações no site: https://lappus.org.

Sobre os artistas

Mauro Neri também conhecido como "Veracidade", tem origem na periferia de São Paulo, é educador, artista plástico, co-responsável pelo movimentos Imargem, Cartograffiti e Infograffiti, projetos multidisciplinares de arte e educomunicação sobre meio ambiente e direito à cidade.

Formado em licenciatura em Artes Visuais, frequentou a Academia de Belas Artes na Itália. Expõe nas ruas e instituições no Brasil e no mundo. Ele realizou uma live no Facebook demonstrando um pouco do processo criativo da concepção do projeto:

 

Conversa e apresentação do processo do layout e do projeto do mural em Porto Alegre que farei em novembro com a artista MONA CARON

Posted by Veracidade on Tuesday, October 19, 2021

 

Mona Caron é uma artista suíça, residente em São Francisco (EUA), com foco em pinturas murais de grande escala em espaços públicos. Ela tem sido convidada a realizar encomendas de arte pública para prefeituras de cidades nos EUA, Europa, Ásia e América do Sul, e é contratada também por instituições culturais, escritórios de arquitetura e incorporadoras. Mona também faz obras gratuitas para comunidades populares, em contextos de ajuda a sensibilização a problemas vigentes.

Em 2013, Mona esteve em Porto Alegre, como convidada do 2o Fórum Mundial de Bicicleta. Naquela ocasião surgiu a ideia de ter uma obra da artista no prédio do DAER/PGE, por se tratar de um local de alta visibilidade ao olhar de toda a população que vem do centro em direção à zona sul da cidade. Por isso, ela abriu mão de pagamentos pelo trabalho e propôs a inclusão complementar da obra de Mauro Neri junto com a sua.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira