DONO DO BTG PACTUAL

Leia o que disse André Esteves sobre "conselhos" a Lira, Campos Neto e ministros do STF

Banqueiro "revelou" conversas em áudio vazado; segundo ele, é preciso "ensinar" e "educar" agentes públicos

Brasil de Fato | Brasília (DF) |

Ouça o áudio:

Dono do BTG Pactual foi preso em 2015, acusado de interferir em investigações da Operação Lava Jato - Luiz Prado/ LUZ - WikiMedia Commons

Em um áudio vazado, o dono do banco BTG Pactual, André Esteves, revelou ter dado "conselhos" ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e até a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

O banqueiro afirmou ter sido consultado por Campos Neto sobre qual seria o limite para a queda da taxa de juros, a Selic. A conversa, segundo ele, ocorreu há cerca de um ano. Esteves disse ainda que Lira telefonou a ele na última quinta-feira (21), após a debandada de integrantes do Ministério da Economia.

Os conselhos a ministros do Supremo teriam ocorrido, de acordo com o dono do BTG Pactual, em relação a julgamento sobre a autonomia do Banco Central. Segundo ele, é preciso "educar" e "ensinar" agentes públicos.

Durante a reunião, que foi gravada sem autorização, Esteves ainda fez críticas à ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e elogiou o ex-presidente Michel Temer (MDB) pela aprovação da PEC do Teto de Gastos, que limita os investimentos públicos em educação e saúde.

O banqueiro também reconheceu que Lula é o candidato favorito às eleições presidenciais de 2022, mas afirma que o petista terá mais chances de vitória se fizer um movimento ao centro, atraindo Gilberto Kassab (PSD) para a vice-presidência e Henrique Meirelles, que presidiu o Banco Central durante os governos do petista, para chefiar o Ministério da Economia.

Leia o que disse André Esteves sobre os "conselhos"

Roberto Campos Neto

“Eu achei que caiu demais os juros na pandemia, para esses 2%. Eu me lembro que tem um conceito que chama lower bound, alguns aqui já devem ter ouvido falar, que é qual a taxa de juros mínima. E eu me lembro que o juros estava assim em uns 3,5% e o Roberto me ligou para perguntar: ‘Pô, André, o que você está achando disso, onde você acha que está o lower bound?’. Eu falei assim: ‘olha, Roberto, eu não sei onde que está, mas eu estou vendo pelo retrovisor, porque a gente já passou por ele. Acho que, em algum momento, a gente se achou inglês demais e levamos esse juros para 2%, o que eu acho que é um pouquinho fora de apreço. Acho que a gente não comporta ainda esse juros”.

Arthur Lira

“Para quem não sabe, o secretário do Tesouro [do Ministério da Economia] acabou de renunciar, com mais 3 outros, tem mais 4 ameaçando. E eu atrasei um pouquinho porque o presidente da Câmara me ligou para perguntar o que eu achava [risos da plateia]. ‘Arthur, vou dar uma palestra agora à tarde. Se quiser, dá um pulo aí. Mas não tá legal, né?”.

Supremo Tribunal Federal

“Teve essa discussão de Banco Central independente, foi importantíssimo conversar com ministros do Supremo, explicar. Pô, o cara não é obrigado a nascer sabendo. E o argumento que foi usado, é que foi aprovado e aí teve uma contestação no Supremo, né, que depois deu a vitória de 8 a 2 a favor do Banco Central independente. E o melhor argumento era explicar assim: ‘Pô, ministro, assim, o senhor sabe que Banco Central independente tem nos Estados Unidos, no Japão, na Alemanha e na Inglaterra, né? E não tem na Venezuela e na Argentina… tinha, mas a Cristina Kirchner revogou no 1º ano de mandato. O senhor acha em qual grupo a gente quer estar junto? Porra… [risos da plateia], deu 8 a 2, mas precisa chegar um de nós lá e explicar [colocar] o guizo no gato, não ter medo de falar, de conversar, de interagir. Então, faz isso à luz do dia, com transparência, com honestidade intelectual que vai ser sempre respeitado”.

Quem é André Esteves

André Santos Esteves é um banqueiro e ex-CEO do banco de investimentos BTG Pactual. Esteves deixou o posto após ser preso na Operação Lava Jato, a mando do então ministro do Superior Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki. Ele foi absolvido no caso, em que era julgado por tentativa de obstruir investigações. Ele segue como dono do banco e tem fortuna estimada em R$ 39,5 bilhões, de acordo com a Suno Investimentos.

Edição: Leandro Melito