Extremismo

Protesto na Câmara de Porto Alegre repudia ato racista contra vereadores e suástica no plenário

Brasil de Fato RS realiza live sobre o tema nesta segunda-feira (25), às 18h30, com integrantes da bancada negra

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Parlamentares da bancada negra participaram da manifestação junto de movimentos sociais e apoiadores - Foto: Lucas Leffa

Movimentos sociais, vereadoras/es da bancada negra, da oposição e apoiadores realizaram um protesto, nesta segunda-feira (25), em frente à Câmara de Vereadores de Porto Alegre, em repúdio aos atos racistas e fascistas ocorridos na Casa. Os manifestantes cobram responsabilização frente a violência protagonizada por um grupo antivacina, na sessão da última quarta-feira (20), em que uma pessoa portava um cartaz com a suástica nazista e outros agrediram verbal e fisicamente a parlamentares.

Durante a manifestação, parlamentares da bancada negra, portando cartazes contra o racismo, lideranças de variados movimentos e sindicatos se expressaram em um carro de som. Além de manifestar solidariedade à luta, afirmaram que não vão silenciar frente ao racismo e ao negacionismo. Após o ato, um grupo de vereadores se reuniu com o presidente da Câmara, vereador Márcio Bins Ely (PDT) para falar do caso.

:: Com suástica em cartazes, grupo antivacina entra na Câmara de Porto Alegre e agride vereadores ::

A vereadora Bruna Rodrigues (PCdoB) saudou a acolhida dos apoiadores e destacou como “um processo revolucionário” ter mulheres negras ocupando assentos da Câmara Municipal.

“Quando uma mulher olha para três negras e diz que somos ‘lixo’ é porque ela nos desconsidera enquanto seres humanos, enquanto agentes protagonistas das nossas histórias, mas acima de tudo nos nega porque ela entende que nós somos algo que afronta o privilégio dela, de uma mulher que sempre esteve nesse lugar. Nós sabemos que nossas mulheres quando entram na Câmara de Vereadores, infelizmente, entram para manter esse lugar limpo e de pé”, refletiu.

Para o vereador Matheus Gomes (PSOL), não se pode ter dúvida de quem eram as pessoas que protagonizaram os atos violentos na Câmara. “Eram sim membros de organizações que misturam neonazistas, fascistas e negacionistas”, disse, lembrando que foi o mesmo grupo que tentou uma investida antidemocrática no dia 7 de setembro.

Matheus destacou ainda a importante reação e disse que o ato “não pode ficar impune, pois representa um primeiro ensaio da proposta de restrição das instituições a ataques às liberdades democráticas que ainda restam”.

:: Após sofrerem ataque racista na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, vereadoras registram B.O. ::

“Eles acreditam que podem realizar uma escalada de violência num espaço público de debate, na arena pública de debates que tem como alvo uma agenda de direitos que atinge o povo pobre e o povo negro”, criticou a vereadora Laura Sito (PT). Segundo ela, o recado é que “não iremos silenciar, não aceitaremos que o espaço público vire uma arena sem limites, criminosa, um espaço violento que inclusive coloque em risco a nossa vida”.

O vereador Pedro Ruas (PSOL) afirmou que os vereadores vão exigir do presidente da Câmara “medidas de segurança para que o trabalho parlamentar possa ser exercido, para que não sejamos atacados pelos nazifascistas”. Segundo ele, em seus sete mandatos, depois da ditadura militar, nunca viu uma galeria com suástica. “Vi agora, é um choque ver isso, é inacreditável, e eles vieram jogar para cima de nós seus socos, pontapés e malditos cartazes”, criticou.


Manifestação antecede encontro de vereadores com presidente da Câmara para tratar do tema / Foto: Josiel Rodrigues

Live do BdFRS

Para aprofundar o debate, o Brasil de Fato RS e a Rede Soberania promovem uma live em suas páginas no Facebook, nesta segunda-feira (25), às 18h30, com a presença das vereadoras Bruna Rodrigues e Daiana Santos, ambas do PCdoB, Matheus Gomes, do PSOL, e Laura Sito, do PT. O tema da conversa com a bancada negra será “Nazismo e o racismo na Câmara de Vereadores. Crimes na Cada do Povo!”.


Live do BdFRS / Reprodução


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Katia Marko