É meme?

A CPI da covid em 10 memes: melhores (piores) momentos da investigação no Senado

A CPI acabou, mas, para além das descobertas dos senadores, os depoimentos geraram bons (ou ruins?) momentos

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Senadoras Simone Tebet (MDB-MS), Eliziane Gama (Cidadania-MA) e Soraya Thronicke (PSL-MS) defendem presença de mulheres na CPI - Jefferson Rudy/Agência Senado

Existe um ditado que diz que todo mundo sabe come começa uma CPI, mas ninguém sabe como termina. A Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid, no entanto, já deu algumas certezas para a população brasileira.

A primeira foram as descobertas acerca de supostos esquemas de corrupção envolvendo empresas particulares e o Ministério da Saúde, além dos impactos do negacionismo do governo federal.

Mas o que também ficará para os anais da internet são os melhores (ou seriam piores?) momentos da comissão, que caíram na graça dos internautas nas redes sociais. Relembre alguns desses momentos:

Funk do Renan

Quando a CPI começou, as expectativas em cima do senador Renan Calheiros (MDB-AL), que faz oposição ao governo, foram grandes. Teve até funk.

Kátia Abreu “serrou”

Uma fala da senadora Kátia Abreu (PP-TO) dita ao ex-ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, levou os internautas a uma profusão de memes. Durante o depoimento, Abreu afirmou que Araújo é um “negacionista compulsivo” e foi “bússola para o caos” à frente do órgão. E ainda disse: “O senhor está gostando da minha fala?”

Você deve saber a diferença entre um protozoário e um vírus

Você sabe qual é a diferença entre um protozoário e um vírus? Parece que a médica Nise Yamaguchi, defensora do presidente Jair Bolsonaro, não sabe.

Vai vender livro aqui, não!

Quando o empresário Carlos Wizard quebrou o silêncio na CPI para fazer propaganda do próprio livro, o presidente Omar Aziz (PSD-AM) não deixou, não.

Jabuti não sobe em árvore

“Lá na nossa região, chapéu de otário é marreta e jabuti não sobe em árvore. Ou foi enchente ou foi mão de gente.” Já sabe de quem é a fatídica frase, né?

Um pênis na porta da Fiocruz

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) reproduziu um áudio de Mayra Pinheiro, conhecida como Capitã Cloroquina, no qual ela afirma que havia um pênis na porta da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Depois, ele questionou em que momento houve um aparelho reprodutor masculino na frente da fundação, causando confusão no presidente Omar Aziz:

“Não, ela falou tênis”. E a Capitã respondeu: “Não, senhor. Existia um objeto inflável na porta da entidade. Isso é uma constatação”.

O dia em que o Heinze caiu na fake news da Mia Khalifa 

Durante a CPI da Covid, o senador Luis Carlos Heinze (PP-RS) comentou sobre um estudo da  empresa Surgisphere, publicado na The Lancet, condenando o uso de cloroquina no tratamento contra a covid-19. Entre os funcionários da empresa, estava uma atriz pornô.

"Pesquisadores começaram a investigar e descobriram que a gerente de vendas da Surgisphere era, pasmem, sras. deputadas que estão aqui, srs. senadores, a gerente de vendas da Surgisphere era uma atriz pornô. Uma atriz pornô. Nada contra ela", disse o senador. 

Nas redes sociais, muita gente atribuiu a história à ex-atriz pornô Mia Khalifa… Até que a polêmica chegou à ex-atriz e repercutiu entre os senadores.

A dupla Randolfe & Aziz

E quando o senador Randolfe Rodrigues puxou o presidente Omar Aziz para um joguete:

Omar Aziz: “Eu nunca o [Bolsonaro] chamei de genocida”
Randolfe Rodrigues: “Chamou de quê?”
“Genocida”
“De que mesmo?
“Genocida”
“Nunca disse que o senhor fazia rachadinha no seu gabinete”
“Fazia o quê, presidente?”
“Rachadinha”
“Aquela prática de dividir o salário dos assessores?”
“Isso”

“Vá para os quintos, então!”

Essa nem o presidente Omar Aziz aguentou. Numa briga entre os senadores Jorginho Mello (PL-SC) e Renan Calheiros, o primeiro soltou um “Vá para os quintos, então!”. Mas aí o relator respondeu: "Vá vossa excelência com o presidente e o Luciano Hang”, e Mello não aguentou. Foi preciso apartar a briga.

La Casa de Papel na CPI?

Durante o depoimento do suposto dono fantasma da Precisa Medicamentos, Danilo Trento, o presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM) ironizou a empresa Berlin, que teria relação com a Primarcial, da qual Trento é sócio.

“Berlin não é personagem de La Casa de Papel?”

“Essa é a Berlin que o doutor Danilo conhece. Mas, o assalto a banco, só nisso tem similaridade”, respondeu o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

Edição: Leandro Melito