ANÁLISE

Conjuntura mundial e impacto de crises no Brasil e na AL são temas de ciclo de seminários

Evento começa nesta quarta-feira, em modalidade remota, inscrição gratuita e emissão de certificados de participação

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Lutas e formas de resistências de povos do Brasil e da América Latina ao avanço de diversas crises no mundo estarão em foco nas mesas dos seminários - América Latina em Movimento

A forma como a pandemia da covid-19 vem expondo a crise estrutural do capitalismo e demonstrando a urgência de superar antigos problemas que se agravaram no período recente estará em foco a partir desta quarta-feira (27) no primeiro ciclo de seminários de análise de conjuntura "A crise mundial contemporânea e o impacto na América Latina e no Brasil".

Continua após publicidade

Os encontros são promovidos pelo Núcleo de Estudos sobre Geopolítica, Integração regional e Sistema mundial – GIS/UFRJ e o Instituto Tricontinental, em parceria com outras organizações populares e sindicais. 

Em entrevista ao Brasil de Fato, o coordenador do escritório Brasil do Instituto Tricontinental, o economista André Cardoso, disse que o ciclo de análises deste ano retorna depois de uma pausa e é também um preparo para a retomada dos eventos maiores em 2022. Ele explicou a dinâmica dos debates desta quarta-feira (27) e do próximo dia 4, na quinta-feira da semana que vem. 

"Temos dois painéis que construímos para debater as conjunturas regionais. Amanhã, a mesa com o professor Oscar Ugarteche, da Universidade Nacional Autônoma do México - Peru, e Kelly Maffort, membro da direção nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), debate América Latina. Na mesa do dia 4, Claudio Katz, da Universidade de Buenos Aires, e Messilene Gorete, do Coletivo de Relações Internacionais do MST, foca a análise sobre nosso país", contou Cardoso.


Debates começam nesta quarta-feira (27) e próxima mesa sobre Brasil acontecerá no próximo dia 4 / Divulgação

A mediação da primeira mesa será feita pela professora Monica Bruckmann, do Núcleo de Pesquisa sobre Geopolítica, Integração regional e Sistema mundial (GIS/UFRJ). André Cardoso fará a mediação do segundo encontro.

Os debates desta quarta-feira (27) e do dia 4 acontecem a partir das 16h em modalidade remota, com inscrições são gratuitas que podem ser feitas por formulário a partir deste link. A atividade é aberta e será transmitida ao vivo pelo canal do Youtube do Instituto Tricontinental.

Haverá certificados de participação para aqueles que se inscreverem e acompanharem os encontros pela plataforma Zoom.

As instituições organizadoras do ciclo de seminários "A crise mundial contemporânea e o impacto na América Latina e no Brasil" são o Núcleo de Pesquisa sobre Geopolítica, Sistema mundial e Integração Regional – GIS/UFRJ, Instituto Tricontinental de Pesquisa Social, Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro – SENGE-RJ, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Brasil de Fato, Instituto dos Advogados Brasileiros - IAB Nacional, Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Ásia, África e as Relações Sul-Sul – NIEAAS/UFRJ e Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO).

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Jaqueline Deister