Revolta

Movimento popular da Itália promete receber Bolsonaro com protesto em cidade que nasceu seu avô

Por iniciativa de prefeita de extrema direita do município, presidente brasileiro receberá título de cidadão honorário

São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Veto de Jair Bolsonaro ao projeto de lei que garante distribuição gratuita de absorventes é chocante, mas não é novidade - Evaristo Sa / AFP

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) será recebido com protestos na pequena cidade do interior da Itália onde nasceu seu bisavô e que resolveu prestar uma homenagem. A promessa é do Potere al Popolo, organização que reúne diferentes movimentos populares do país europeu.

"Bolsonaro é conhecido por seu racismo, por seus elogios à ditadura militar e seus torturadores, por seu ódio ao movimento sem terra, por Lula e pelo PT, pelas mulheres, pela comunidade LGBTQ+", afirma o grupo na convocatório do protesto.

::Bolsonarismo tem raízes em um Brasil construído à margem do Estado, afirmam pesquisadores::

O Potere al Popolo também destaca os mais de 600 mil mortos por covid-19 no Brasil, os resultados da CPI da Pandemia e diz que a cidade não deveria montar um "teatro" para um "fascista".

A homenagem a Bolsonaro foi uma proposta da prefeita Alessandra Buoso, do partido de extrema direita Liga. A homenagem foi aprovada pela Câmara dos Vereadores de Anguillara Veneta, município de quatro mil habitantes, que também deverá fazer uma festa para seu mais novo cidadão honorário.

Bolsonaro deverá visitar a cidade no primeiro dia de novembro, após participar da cúpula do G20, que será realizada em Roma, em 30 e 31 de outubro. Se de fato vier a ser alvo de protesto, não será a primeira vez que o presidente brasileiro enfrentará esse tipo de manifestação na Europa.

No dia 25 de abril deste ano, por exemplo, pelo menos 16 países ao redor do planeta registraram protestos contra Bolsonaro, um deles na cidade de Ravenna, na Itália, como se vê em imagem abaixo.


Ravenna, Itália / Reprodução/Fibra

Edição: Vinícius Segalla