Acesso

Bem Viver retrata os efeitos nocivos da pandemia e do suceteamento da educação no ENEM

Especialista indica maneiras de se preparar em meio a cenário pouco favorável e cuidar da saúde mental

Ouça o áudio:

Estudantes enfrentam dificuldades com o fechamento das escolas, além do desestímulo do governo Bolsonaro - Wilson Dias/ Agência Brasil

Em meio a pandemia, estudantes tentam se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que esse ano será realizado nos dias 21 e 28 de novembro. A queda no número de inscrições mostram o impacto do isolamento e de ações de sucateamento na educação pelo governo Bolsonaro. São três milhões de inscritos deaté 16 anos, um dos índices mais baixos desde 2016, quando o exame que é porta de entrada para diversas universidades brasileiras passou a registrar queda. 

A edição do Programa Bem Viver desta segunda-feira traz as principais informações do primeiro dia da COP26, a Conferência das Nações Unidas Sobre as Mudanças Climáticas, que esse ano é realizado em Glasgow, na Escócia. O evento é considerado um dos mais importantes para garantir práticas mais gentis com o meio ambiente pelas principais potências no mundo. O jornalista Igor Carvalho acmpanhaou o primeiro dia de conferência e traz os principais fatos envolvendo o Brasil e a participação de Jair Bolsonaro. 

No Vale São Francisco, em Pernambuco, a preocupação é com a flexibilização do registro dos agrotóxicos para agricultura pelo atual governo. A região é umas dos principais polos de produção de alimentos, e consequentemente, de uso de venenos na produção. As famílias produtoras de alimentos da agricultura familiar denunciam a contaminação do solo e da água da região, que tende a crescer com as liberações irrestritas, além dos impactos na saúde da população local. 

Homofobia não é opinião

Na última semana o caso do jogador de volei Mauricio Souza ganhou as redes sociais pelas suas declarações homofóbicas em seu perfil. A postagem preconceituosa falava da bissexualidade de um personagem de história em quadrinhos, o filho do Super-homem. Após a repercussão negativa, o jogador foi demitido do Minas Tênis Clube. A reportagem traz informações de como denunciar atos homofóbicos contra a população LGBTIQA+. 

 


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver

 

Sintonize

O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Camila Salmazio